quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A História de Rute (Rute 1:1-5)

 



 

O livro de Rute é bem curtinho, tem apenas 4 capítulos, dá pra ler de uma vez só e reler várias vezes.

Vamos a história...

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.

O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.

Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.

Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,

Morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

(Rute 1:1-5)

Através da história podemos ver que Elimeleque e Noemi foram moram em Moabe por causa da grande fome, que se abateu na sua terra e lá seus filhos se casaram, encontram suas esposas, sendo uma delas Rute, moabita.

Mesmo Noemi ficando viúva, ela ainda tinha os dois filhos, agora casados que poderiam gerar filhos e assim dar sustento a família e continuidade a geração.

Mas não foi isso que aconteceu, os filhos de Noemi também morreram e ela se vê sozinha com suas noras.

Naquela época era muito difícil ser uma mulher sozinha, as mulheres tinham poucos direitos, inclusive ao trabalho, então Noemi abriu a oportunidade para que Rute voltasse a terra da sua família, assim lá em Moabe ela teria quem a sustentasse e Noemi iria para Judá onde seria sustentada pelo seu povo.

Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá.

Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.

O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto

e lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "

Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,

iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "

Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.

Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! "

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

Rute 1:7-16

Pra mim uma das histórias mais marcantes da Bíblia. Uma nora que larga tudo para cuidar da sua sogra.

Rute era uma mulher moabita que se casou com um homem israelita chamado Maiom. Porém, tragédias se abatem sobre ela e sobre a família, pois seu marido e o irmão dele morreram, assim como seu sogro, deixando ela sem filhos e viúva, tal qual sua sogra.

Sua sogra então decide voltar a sua terra natal.

Noemi encorajou e insistiu várias vezes para que Rute e sua cunhada, Orfa, voltassem as suas famílias de origem, em Moabe, mas Rute se recusou.

Totalmente decidida ela diz a seguinte frase: “O Teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16) isso demonstra profunda lealdade da parte dela.

Rute faz a maior e melhor escolha da vida dela, ela ainda não sabia o que iria acontecer mais a frente na sua vida, mas ela escolhe o Senhor Deus, Deus de Israel como o seu Deus.

Assim Rute acompanhou Noemi. Noemi tinha um parente por parte de seu marido, era um homem rico e influente e Rute começou a trabalhar nos campos desse homem chamado Boaz. Ela trabalhava no campo recolhendo espigas, esse era um trabalho pesado, debaixo do sol, mas Rute não se intimidou em trabalhar, e trabalhar pesado.

Ele notou sua presença e ficou sabendo do seu cuidado com sua sogra Noemi e a protegeu.

Quando damos o nosso melhor e cuidamos das pessoas que amamos e estão mais próximas de nós, isso pode ser notado pelas pessoas que estão a nossa volta.

A lealdade de Rute para com a sua sogra é algo surreal. Apesar de estar diante de uma situação de extrema dor, Rute reage de uma forma muito prática. Rute deixa suas próprias emoções de lado e necessidades para trabalhar e amar, servindo aquela a quem tanto amava, sua sogra.

Esse assunto de sogra é tão complicado de se falar, quantas pessoas não honram suas sogras enquanto seus maridos estão vivos, imagina então depois de viúvas, muitas de nós, não pensaríamos duas vezes em largar a sogra e voltar para nossa família de origem.

            Com o tempo Boaz se tornou alguém especial para Rute e Noemi, casou-se com Rute garantindo assim um futuro para elas.

Rute e Boaz tiveram um filho, chamado Obede, que se tornou um homem importante da genealogia de Jesus.

A história de Rute é marcada por força e determinação. Ela demonstrou isso quando se recusou a abandonar sua sogra, mesmo diante das adversidades, e da morte de seu marido, ela permanece fiel e inabalável ao lado de sua sogra.

Em meio as incertezas, Rute demonstra uma coragem admirável, ela deixou sua terra e seguiu com Noemi, mudança de vida drástica, para cuidar e apoiar sua sogra, a quem muito amava.

Rute demonstra determinação em buscar um futuro melhor para elas duas, o que levou ela a ir trabalhar, e trabalhar muito nos campos, mesmo em circunstancias difíceis.

Ela não ficou esperando ninguém resolver o seu problema, ela coloca os seus sentimentos, seu luto de lado, deixa de lado sua própria dor para trabalhar e sustentar a ela e a sua sogra.

Outra coisa que me chama atenção na história de Rute é a capacidade de liderança, ela faz isso de uma forma sutil, mas totalmente inteligente.

Mais pra frente, no novo testamento podemos ver que a liderança é um dom, inclusive tem estudos sobre isso aqui no blog.

 Ela vai trabalhar, ela vai “à luta”, e chama atenção de Boaz, um homem de grande influência, conquistando assim respeito e proteção.

Boaz viu nela uma mulher corajosa, trabalhadora, honesta, fiel a seus princípios e valores e que não abandona a família por nada.

A confiança que ela tem em Noemi é admirável, ela segue os conselhos de sua sogra ao procurar por Boaz na eira, coragem para quebrar protocolos de uma tradição que mudaria o curso de suas vidas.

Uma mulher jamais poderia se achegar a homem algum, mas Rute precisava chamar a atenção de Boaz.

Rute não pensa duas vezes em fazer o que ela considerava o certo a ser feito, Rute demonstra seu amor cuidando, sorrindo, trabalhando pelos seus.

Em breve vou contar aqui a história de Ester, que também teve que chamar a atenção do rei e conquistar seu lugar de confiança.

No final, Rute colhe os frutos do que plantou, uma atitude corajosa tornou-a uma mulher honrada e abençoada por Deus.

Uma mulher sábia que usou toda a sua força e sabedoria e colheu frutos bons.

Temos que escolher todos os dias o que estamos plantando e o que queremos colher, não adianta nada você semear ódio, egoísmo, porque um dia você vai colher isso também, uma pessoa sábia tem que estar ciente dos seus atos, de como vai impactar as pessoas que estão ao seu redor e assim colherá bons frutos.

Como mulher posso afirmar que a mulher sábia descrita ali em provérbios faz toda a diferença em nosso lar e em nossa sociedade.

Uma mulher agitada, que grita, explosiva, com certeza vai inflamar todos que estão a sua volta. Mas se você traz paz, tranquilidade ao falar, paciência, isso também reflete nas pessoas que estão com você.

Já ouviu a expressão que diz: Uma laranja estragada contamina todas as outras... pois bem, uma pessoa mau humorada ou rancorosa pode contaminar o ambiente todo.

Tudo teria sido bem diferente se ela tivesse escolhido viver seu luto ou voltar para sua terra natal.

Isso nos ensina que a vida cristã não será ausência de problemas, teremos lutas sim, mas se escolhermos caminhar com o Senhor, Ele sempre cuidará de nós, pode até estar doendo, mas Deus é que nos dá a paz que excede todo entendimento e jamais deixará abandonado um escolhido seu.

Essa história nos ensina a ter um temperamento equilibrado, acredito que o amor e a fé são duas ferramentas essenciais para enfrentarmos as adversidades da vida e alcançarmos nossos objetivos.

Temperamento equilibrado é buscar com afinco o fruto do Espírito Santo descrito em gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Essas 9 coisas juntas são o fruto do Espírito.

Amor não é um sentimento, amor é uma decisão. Eu decido amar, decido estar junto até o fim, decido não desistir, não abrir mão. E a fé é acreditar em Deus acima de todas as coisas, acreditar no invisível aos olhos humanos, mas possível no mundo sobrenatural, é dar um passo onde não tem chão tendo a certeza que Deus proverá.

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:11).

Fique com essa palavra em seu coração, espero que você tenha se emocionado com essa história assim como eu e leve os ensinamentos para a sua vida.

 

E nunca se esqueça... Jesus Cristo te ama!

 

Diaconisa Marina Saldanha

 

 

 

 

 

 

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O naufrágio de Paulo até chegar na ilha de Malta ( Atos 27 e 28 )

Esta passagem tem falado fortemente ao meu coração e quero compartilhar com vocês queridos leitores (as). 

Podemos tirar lições destas passagens bíblica que narram a viagem de Paulo a Roma ( Atos Capítulos 27 e 28 ), e as dificuldades que ele enfrentou sem esmorecer, dificuldades estas que trazem ensinamentos que auxiliam na caminhada Cristã.

Paulo era um homem que teve um encontro genuíno com Jesus e antes deste encontro ele era um perseguidor da igreja, e combatia ferozmente para acabar com os discípulos de Jesus.

Era um homem culto e de muito conhecimento nas leis judaicas, Paulo era Fariseu, e por zelo e pelas suas tradições considerava todos os discípulos de Jesus como hereges e que precisavam ser combatido. Até que…

Teve um encontro com Jesus na estrada de Damasco ( Atos 9 ) e entendeu o quanto estava errado. Paulo teve sua vida transformada e reconheceu de joelhos que Jesus era o Cristo, agora todo aquele fervor religioso seria usado para divulgação do evangelho.

E ninguém se esforçou mais do que Paulo para este propósito, pregou em todo império romano, estabeleceu várias igrejas e ensinou multidões de pessoas sobre a Palavra de Deus.

Nesta trajetória ministerial surgiu uma promessa… Paulo iria pregar em Roma ( Atos 23:11 ).

Mas antes de chegar em Roma, haveria vários processos como prisões, perseguições, naufrágio e parar numa ilha….

Aqui começamos com a primeira lição.

Quem tem propósito não teme processo

Quando foi decidido que navegássemos para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião chamado Júlio, da Coorte Imperial.

Embarcando num navio adramitino, que estava de partida para costear a Ásia, fizemo-nos ao mar, indo conosco Aristarco, macedônio de Tessalônica.

No dia seguinte, chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com humanidade, permitiu-lhe ir ver os amigos e obter assistência.  

Atos 27:1-3

Quem tem propósito ou tem promessa vinda da parte de Deus como objetivo de vida, não teme os processos que a vida impõe. Grandes são as provações na vida do Cristão, a porta é estreita e o caminho é árduo, os levantes e ataques vem de várias partes e em algumas situações, vem de todas as partes de uma só vez. 

Mas quem tem uma confiança inabalável em Deus tem as ferramentas necessárias para suportar e vencer as adversidades, e a principal ferramenta é a Fé.

Foi assim com Paulo, os ataques vieram de todos os lados, por favor leia o Capítulo 27 de Atos para entender as dificuldades que o Apóstolo enfrentou, e essas dificuldades se precem com a nossa vida.

O texto começa dizendo que eles estavam em um navio com destino à Roma (verso 1e 2 ), nos primeiros versículos tudo parecia tranquilo, Paulo teve certa liberdade mesmo sendo um prisioneiro ( verso 3 ), e parecia que o destino seria alcançado sem muitas dificuldades, até que…

Começa os ventos contrário ( verso 4 )… Dificuldades que aparecem sem aviso, ventos que sopram com força e nos faz perder a paz, tira o sono e a tranquilidade, de uma hora para outra tudo muda, mas é nessa hora que nossa fé tem que entrar em ação, leia o texto, Paulo em nenhum momento se mostra desesperado, Lucas que estava com ele sim, chega um momento em que o médico amado achou que iria morrer ( verso 20 ), mas Deus é fiel para sustentar os seus escolhidos.

Aprendo com Paulo e com sua fé inabalável, mas na maiores vezes nos assemelhamos mais com Lucas, porque o medo bate a porta, apesar de termos fé e confiar em Deus de todo o coração a carne sente, o espirito humano fica abalado, mas creia caro leitor (a), Deus não te abandonou nesta tempestade, você vai cumprir o seu propósito de vida. Faça como Paulo e Lucas… Ora e confia!

Trocaram de navio ( verso 6 )… Mudanças de rumo são difíceis de assimilar, as vezes na vida essas mudanças chegam sem aviso prévio, as coisas mudam de uma hora para outra e precisamos nos adaptar. Na vida cristã é da mesma forma, apesar de termos um propósito, um objetivo e uma promessa, nem sempre o caminho a percorrer é conforme planejamos, mas precisamos confiar que Deus está no controle das nossas vidas, e tudo acontece pela vontade de Deus, não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus.

Paulo na sua jornada até Roma teve que trocar de navio, ficar tempo demasiado em lugares que ele não queria, mas em todos os momentos ele foi instrumento de Deus para abençoar as pessoas. Seja luz na escuridão.

Começa a navegar vagarosamente ( verso 7 )… Tem momentos que parece que a vida trava, não anda, você quer correr, mas o máximo conseguimos é andar e as vezes até rastejamos como se tivesse cinquenta quilos em cada perna, é como aqueles sonhos que você sabe que tem que chegar a um destino mas não consegue chegar mesmo se esforçando ao máximo.

Paulo tinha um objetivo, queria chegar rápido, mas estava lento, o navio não tinha a velocidade desejada, mas pensa que o Apóstolo desanimou? Não, firme e forte na presença do Senhor.

Que assim seja na sua vida… Firmeza e fé, por mais que você veja que a velocidade dos acontecimentos ou propósitos não esteja no ritmo desejado, creia que você vai chegar, o tempo é de Deus, talvez tenha algo que você precisa aprender nesta situação. 

Talvez os levantes espirituais estejam grandes e você precisa usar a autoridade no nome de Jesus para expulsar todo o mal, creia Deus está contigo.

A tempestade veio muito forte ( verso 14 ), a intensidade dos ataques na vida de Paulo aumentou a partir deste momento com uma tempestade de vento chamado Euroaquilão, muito temida nestas regiões do mar Mediterrâneo. Muito parecido com nossas vidas não é? Sabe quando você fala… Não pode ficar pior do que está, ou quando você diz… Comecei a orar e ao invés de melhorar, piorou. Mas sabe o que eu aprendo com Paulo nesta história?

A experiência de Paulo nestas situações é algo que me chama a atenção, estamos falando de um servo de Deus que não passou por um naufrágio, mas segundo a Bíblia foram três ( 2 Coríntios 11:23-27 ), fora outras dificuldades…

Mas está ali naquele navio um homem que já passou por tantos sofrimentos, e não vemos uma murmuração, nenhuma reclamação, vários dias sem ver a luz do sol mas nenhum desespero, vários dias sem comer e nenhuma queixa, duzentas e setenta e cinco pessoas no navio sem esperança de ficar com vida, inclusive Lucas que narra esta história, Mas quando olhamos para Paulo o passageiro de número duzentos e setenta e seis … Vemos somente fé e confiança que Deus iria levá-lo para Roma.

Como isso é possível? 

Será que está ao meu alcance uma fé desta natureza? 

Posso chegar neste nível de fé?

Resposta: Sim! Mil vezes sim…

Como?

Busque ao Senhor de todo coração, que Deus seja o seu maior objetivo, faça à vontade Dele, anuncie o Filho Jesus Cristo as nações, e se encha do Espírito Santo, seja Templo do Espírito Santo, viva a Palavra, pregue a Palavra, viva em santidade, se consagre a Deus, viva uma vida de oração… 

Difícil seguir estes passo acima?

Sim… Muito! Mas não é impossível, portanto fuja do comodismo e da mesmice… 

Se você está cansado das colheitas que você tem tido na sua vida, mude as sementes que você tem plantado, e veras quão Grande é o Senhor nosso Deus.

Paulo passou pela tempestade e chegou numa ilha chamada Malta. Agora vamos para a segunda lição.

Deus vai usar a sua dor para curar a dor de outras pessoas 

Uma vez em terra, verificamos que a ilha se chamava Malta.

Os bárbaros trataram-nos com singular humanidade, porque, acendendo uma fogueira, acolheram-nos a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.

Tendo Paulo ajuntado e atirado à fogueira um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se-lhe à mão.

Quando os bárbaros viram a víbora pendente da mão dele, disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.

Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum;

mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus

Atos 28:1-6

Nesta ilha depois do naufrágio Paulo como os demais tripulantes foram bem recebidos, foi preparada uma fogueira para aquecê-los, até que Paulo apanhando gravetos para aquecer a fogueira foi picado na MÃO por uma cobra.

Quanto levante não acha? Depois de todas as lutas e o naufrágio, agora uma cobra venenosa ataca o homem de Deus.

Agora os habitantes da ilha olham para aquela cena e aguarda Paulo inchar e morrer, e ainda por cima acreditam que os “deuses” estavam castigando ele por ser um assassino.

Não poderiam estar mais enganados… Ali estava um homem de Deus, vivendo no Poder de Deus, cumprindo à vontade de Deus.

Mais uma vez quero destacar a fé deste homem, que força inabalável, lendo o capítulo 27 e 28 de atos, se analisarmos somente as palavras de Paulo diante de tudo que ele enfrentou, veremos somente confiança em Deus e a sua vontade.

Mas voltando ao texto… Esperaram Paulo morrer, esperaram mais um pouco e nada, esperaram ele inchar e nada, esperam ele cair no chão e nada… Nada do servo de Deus cair!

Quem sabe isto não está acontecendo na sua vida, estão olhando para você, esperando a sua queda, dizendo que você não vai suportar, não irá aguentar, vai desistir da fé, irá abandonar a fé em seu Deus… mas tenho uma palavra de fé e esperança para você! 

Não vai cair, mas irá se levantar e cumprir o propósito de Deus na sua vida, fique firme com Jesus, Deus está te fortalecendo.

Passado muito tempo e Paulo estava bem, os habitantes mudaram de ideia, e começaram a achar que ele era uma espécie de divindade… 

Quero abrir um parênteses aqui… Cuidado com o seu ego, Paulo não deixou que aquelas honrarias chegassem no seu coração, e não tinha sido a primeira vez que ele foi chamado de divindade… 

Mas está é uma ferramenta do inimigo para derrubar muitos servos de Deus, se o adversário não consegue derrubar com o ataque da serpente, ele derruba através do ego fazendo você acreditar que é o melhor “pregador”, o melhor “levita”, o melhor e insubstituível obreiro da igreja, e se você não cair por causa dos ataques, poderá inchar por causa dos elogios…

 O problema não está nos elogios em si, mas como eles entram no seu coração… Cuidado para não inchar, a Deus a Glória e poder para todo o sempre Amém!

Lembre-se: Deus não divide a Glória Dele com ninguém!

A cobra que representa os ataques do inimigo mordeu a mão de Paulo, e  depois de algum tempo, Deus usou estas mesmas MÃOS que foram feridas para curar o Pai de Públio que era o principal da ilha:

Aconteceu achar-se enfermo de disenteria, ardendo em febre, o pai de Públio. Paulo foi visitá-lo, e, orando, impôs-lhe as mãos, e o curou.  

Atos 28:8

O que o Espírito Santo ministra aos nossos corações neste momento é…

Deus vai usar a sua dor para curar a dor dos outros!

Forte né… Muitas dores que você tem enfrentado na vida, irão ajudar a curar a dor de outras pessoas que passam pelo mesmo problema, mas que precisam de alguém que superou estas dores e tem fé para ajudá-las a trilhar um caminho de vitória,.

O seu testemunho será uma ferramenta usada por Deus para ajudar muitos em sua volta. Deus vai colocar as pessoas certas no seu caminho, e você será a pessoa certa que ira ajudá-las a vencer.

Paulo termina esta história orando por todos os enfermos da ilha, muitas curas foram feitas nos três meses seguintes… E depois disto Paulo chegou a Roma, Deus é fiel na sua Palavra.

E você caro leitor (a), ande de acordo com a Palavra de Deus, creia de todo o coração que o propósito de Deus vai se cumprir na sua vida.

Somente confie, fique firme nas promessas do Senhor, não deixe as tempestades da vida desanimar a sua fé, não deixe a serpente adversária triunfar sobre a sua vida, fique perto do fogo do Espírito Santo, se encha da presença de Deus, o adversário vai ter que fugir, ele não gosta de fogo, mas você precisa se manter aquecido pela presença de Deus.

Deus tem planos para você!

Creia

Jesus te ama 


Pb. Claudinei Saldanha 

domingo, 5 de novembro de 2023

VINHO NOVO ( JOÃO 2:7-10 )

 


Antigamente, mais precisamente na época em que Jesus nasceu, século I D.C. o reino era governado por Herodes, a arquitetura e o tamanho eram invejados no mundo antigo, mas não pelos Judeus que eram monoteístas e acreditavam em um único e soberano Deus.

Nessa época era normal acontecerem maravilhas e eventos miraculosos no meio pagão, eles tinham muitos deuses e muitos templos pagãos onde construíam “engenhocas” de todos os tipos, até muito rebuscadas para aquela época, para simular como se acontecessem milagres, como chuvas, trovões, deuses respondendo, mas tudo isso não passava de engenharia e arquitetura bem elaboradas para enganar o povo.

Deus sempre operou milagres, desde o antigo testamento, podemos citar alguns deles, como: A abertura do mar vermelho para o povo de Israel passar em seco (Ex. 14:22), usou um jumento para falar com um ser humano (Nm 22:28), Daniel não foi devorado pelos leões quando jogado na cova (Dn 6:20) e por aí vai, podemos ficar aqui por horas citando as maravilhas que Deus fez e ainda faz em nosso meio.

Mas todos os milagres que o Senhor Deus fez e operou e ainda faz nos dias de hoje não acontecem em todas as horas e a todo o momento, Deus faz em momentos cruciais para mostrar seu grande poder e edificar a nossa fé.

Após 400 anos de silêncio da parte de Deus, nasce Jesus, um milagre, o filho do Deus vivo, nasce em forma humana, de uma mulher virgem, concebido pelo Espirito Santo, ou seja, o maior milagre, o nosso salvador.

Ele nasceu, cresceu e começou o seu ministério por volta dos 30 anos de idade.

Podemos ver Jesus fazendo uma porção de milagres e maravilhas, mas isso era extremamente necessário para que se cumprisse a promessa de Deus para a humanidade, para o povo saber quem era Jesus, pra edificar a fé dos discípulos e para que se cumprisse a morte de cruz e ressurreição, e posteriormente como “os seus” não o receberam como salvador, tivemos o privilégio de sermos alcançados por essa maravilhosa graça.

Mas vamos voltar ao primeiro milagre de Jesus...


Jesus já havia chamado os primeiros discípulos para segui-lo, e acontece um casamento em Caná da Galileia, estava ali, a mãe de Jesus, Jesus e seus discípulos, como convidados.

“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. “Disse-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala o esposo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido bem, então, o inferir, mas tu guardaste até agora o bom vinho.”

 (João 2:7-10)

Esse foi o primeiro relato de um Milagre de Jesus descrito na bíblia. Um milagre que ocorreu em um casamento, que coisa maravilhosa. Deus mostra seu amor pelas famílias desde o princípio, antes mesmo de Jesus realizar qualquer outro milagre na terra, seja cura, libertação, multiplicação, ele realiza o primeiro milagre num casamento.

Um casamento tocado pelo poder de Deus, e o seu casamento, caro leitor, também pode ser tocado pelo poder do nosso Deus.

Podemos ver que o milagre de Jesus acontece em torno do fato do Vinho ter acabado, na bíblia o vinho representa “alegria”.

“E o vinho que alegra o seu coração; ele faz reluzir o seu rosto com azeite e o pão que fortalece o seu coração” (Salmos 104:15).

Com esse milagre podemos ver que Jesus transformou a água em vinho, primeiro para ajudar sua mãe, quando ela chega pra Jesus e diz que o vinho acabou.

 Onde já se viu acabar o vinho durante uma festa de casamento, ainda mais naquela época e naquele contexto, sem vinho certamente a festa acabaria e a família ficaria mal falada na região.

Segundo lugar que esse milagre serve para que os discípulos de Jesus pudessem testemunhar e isso fortalece a fé deles.

O Milagre não ocorre quando mandaram chamar Jesus, Jesus era o convidado da festa e operou o milagre durante a festa, sem alardes, sem aplausos, sem fazer grandes manifestações.

Ou seja, quando convidamos Jesus para andar conosco e estar ao nosso lado em todos os momentos das nossas vidas, seja em nosso casamento, na nossa casa, em nosso trabalho, Ele se faz presente, e realiza milagres em vários momentos, é só deixa-lo agir.

Hoje quero falar sobre dois assuntos que aprendemos com essa passagem bíblica, o que o primeiro milagre de Jesus tem a ver com os casamentos e as famílias e o segundo, o que esse milagre nos ensina sobre a nossa vida e nossa caminhada cristã.

Deus sempre quer abençoar as famílias, ele ama as famílias, por isso o nosso inimigo faz de tudo para acabar com os relacionamentos, porque se ele atingir o casal automaticamente ele desestabiliza todas as pessoas envolvidas naquela família.

Desde o princípio, a humanidade começa com Adão e Eva, que juntos foram a primeira família da terra, depois vem o diluvio, o mundo é destruído pelas águas, mas quem estava na arca? Noé e sua família, sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos, e assim a humanidade recomeça.

Trazendo para os dias de hoje me peguei pensando porque os casamentos acabam?

Porque alguns relacionamentos terminam logo no início e outros terminam após longos anos juntos?

Estamos vivendo em uma época onde os relacionamentos mais se parecem com contratos ou tem data de validade pré estabelecida.

O amor acaba, ou o casal tem incompatibilidade de personalidade ou com o passar dos anos os dois tomam rumos diferentes na vida, e por aí vai.

Não importa se é no início ou após o passar dos anos, o que está em questão é que o relacionamento chega ao fim.

No mundo, a frase “Foi bom enquanto durou” ou “Nosso relacionamento deu certo por ... tantos anos ... “, pra mim, são apenas frases para dar a desculpa que o relacionamento não fracassou, a pessoa ou o ex-casal quer sair por cima da situação, sem julgamentos da sociedade ou dos parentes.

Mas refletindo nos relacionamentos de hoje em dia, pensando e orando a Deus sobre esse assunto, o Espirito Santo me toca e me traz a memória essa passagem bíblia do primeiro milagre de Jesus, então começo a fazer uma ligação entre esses fatos.

Quando nos casamos, a maioria das pessoas, não vamos falar aqui dos casamentos arranjados, vamos falar sobre aqueles casamentos entre duas pessoas que se amam, estão apaixonadas e escolhem por livre e espontânea vontade se casar.

Assumimos um compromisso perante o pastor, ou mestre de cerimonias, eles fazem aquelas famosas perguntas, se é da sua livre vontade que está aceitando casar com fulano? Depois perguntam para os convidados se alguém tem algo contra esse relacionamento que fale agora ou cale-se para sempre... e por fim, ele declara “casados” até que a morte vos separe.

“Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não separe o homem.”

(Marcos 10:7-9)

A bíblia não diz literalmente até que a morte vos separe, mas há vários estudos sobre esse tema alegando que se Deus uniu, homem nenhum pode separar por meio de divórcio ou outras coisas, apenas a morte seria a separação física desse casal e por decisão de Deus, só Ele tem o poder sobre a vida e a morte. Mas isso é assunto para outro tema.

Voltando para o primeiro Milagre de Jesus, o vinho representa alegria, comemoração, então quando o casal decide se casar, ambos estão apaixonados, ou seja, esse “odre” de vinho está cheio, transbordando.

Mas à medida que os anos vão passando esse “vinho” vai acabando, vem as lutas, os dias bons e ruins, as crises, dificuldades, e cada coisa que presenciamos no relacionamento tomamos mais um gole desse vinho, fazemos as pazes e seguimos com o casamento.

Porém as pessoas tratam o relacionamento como um objeto adquirido no momento do SIM e pronto, foi conquistado ali e vitória ganha, mas estão muito enganados, o casamento é algo VIVO, tem que ser regado, cuidado, tratado dia após dia.

Porque se você esperar o vinho acabar no seu relacionamento daí o casamento estará fadado ao fracasso.

O ideal é você estar ciente disso desde o início do relacionamento para não deixar esse vinho acabar, mas caso você esteja lendo esse texto hoje e está sentindo seu casamento chegar ao fim, ou seja, o vinho já acabou, quero te convidar a conhecer esse Jesus, o mesmo que fez esse milagre descrito na bíblia é o mesmo que está aqui conosco hoje e pode operar esse milagre em seu casamento, só Ele tem o poder de fazer a água transformar em vinho, só Ele pode dar vinho novo, ânimo novo, amor novo para o seu casamento e fazer tudo novo, mas é claro com a sua permissão.

Jesus é tão lindo e tão respeitoso que Ele não entra sem ser convidado, ele não entra, não faz milagre sem a sua permissão, você precisa convida-lo a entrar, estar disposto a mudar suas atitudes e deixar Ele agir em prol do seu relacionamento.

O amor não é um sentimento, o amor é uma decisão... Então pare de sentir o amor com seu coração e comece a senti-lo com a sua cabeça, sua razão.

Não espere a crise chegar, não espere o vinho acabar, cultive o amor, respeito, companheirismo e acima de tudo a oração, leitura da palavra e seu relacionamento com o Senhor todos os dias, seja seu relacionamento entre Deus, marido e esposa, com certeza isso fará toda a diferença.

Agora vamos trazer essa passagem bíblica para a nossa vida cristã.

Como vimos acima, todo relacionamento precisa de cuidados diários para se manter vivo e em perfeita harmonia, e isso não é diferente em nossa vida espiritual.

Precisamos estar cuidando dia a dia da nossa saúde espiritual. E como fazemos isso?

Orando, jejuando, lendo a palavra todos os dias, estabelecendo um relacionamento diário com Deus pai, Jesus e o Espirito Santo.

Orar é colocar para fora tudo aquilo que você está sentindo, ser grato a Deus por tudo o que temos, desabafar com ele sobre nossas preocupações e angustias, interceder por nossos familiares, igreja, pastores, oração é um diálogo com Deus, é uma conversa.

Jejum é uma maneira de você enfraquecer a carne e fortalecer o seu espirito, é nesses momentos que você priva sua carne do alimento material, mas enquanto isso está alimentando por Deus.

Ler a palavra constantemente é você ouvir Deus falar com você e responder todas as questões que você necessita.

E assim você vai estabelecendo um relacionamento diário com o Senhor e sendo cheio do Espirito Santo. Você estará mantendo seu “odre” sempre cheio de vinho, de alegria, pois o Espirito Santo nos traz a alegria, ele é o consolador que está conosco até a volta de Jesus.

Queria muito trazer essa reflexão para vocês, porque as vezes a gente acha que as coisas simplesmente não acontecem em nossas vidas, ou o amor acaba, ou não estamos ouvindo Deus falar conosco, ou acreditamos que não temos nenhum dom ou chamado.

Mas o que você está fazendo para isso acontecer, ficar sentando esperando o vinho acabar, não vai resolver seus problemas.

É necessário ter uma vida de oração (orar + ação), a mãe de Jesus agiu vendo o problema e levou até Jesus porque ela sabia onde encontrar a solução, Jesus agiu e fez o milagre acontecer, os discípulos não questionaram, apenas obedeceram enchendo os vasos com água até em cima.

Jesus deixou o melhor vinho por último, que você possa provar desse vinho novo todos os dias da sua vida.

Que Deus te abençoe.

 

Marina Pedrosa Saldanha 


 

 

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Estou fazendo uma grande obra, não posso parar! (Neemias 6:3)

E Enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? 

Neemias 6:3

Começo está mensagem com uma pergunta para você!

Qual a sua disponibilidade para Deus?

Qual o seu compromisso com a Obra de Deus.

Qual o seu propósito de vida? E o quanto este propósito está alinhado com à vontade de Deus?

Neemias foi um grande exemplo em várias áreas de sua vida, podemos destacar o seu caráter, oração, trabalho, comprometimento e justiça. 

Mas o que me chama atenção na sua história é a maneira como ele se colocou para ajudar os seus irmãos judeus que estavam sofrendo em Jerusalém.

Lembrando que a nação judaica tinha ficado em cativeiro na babilônia por um período de setenta anos, e na época de Neemias o cativeiro já tinha acabado e muitos já haviam retornado para sua terra há pelo menos 90 anos.

Nesse período muitas coisas aconteceram, como por exemplo a reconstrução do Templo de Jerusalém depois de muita luta, construção está que durou mais de vinte anos, casas haviam sido construídas e a Palavra estava sendo ensinada novamente na cidade.

Mas uma coisa ainda estava por fazer: Os muros ou muralhas de Jerusalém ainda estavam no chão derrubada, e com isso não tinha proteção e a cidade estava em grande miséria.

Uma cidade da importação de Jerusalém sem muros ficava fragilizada diante dos inimigos, não havia paz e nem segurança.

Neste contexto aparece Neemias, copeiro do Rei da Pérsia, o grande império da época.

Quando Neemias recebe a notícia do estado de Jerusalém ele fica triste com a situação e ora a Deus pelos judeus.

Aprendo que a oração é uma arma poderosa e trouxe luz a uma situação de tristeza e vergonha.

Neemias se posicionou diante de Deus e dos homens, e de forma positiva e com muita sabedoria conseguiu autorização do rei para ajudar a Jerusalém.

Eu vejo Neemias aos olhos humanos como um improvável que Deus usa pela sua infinita sabedoria, e digo improvável como muitos outros na Bíblia como por exemplo: Davi derrotando Golias, Gideão com 300 homens derrotando um exército, Ester sendo levantada como rainha da Pérsia e muitos outros. Coloco nesta mesma ótica Neemias, um copeiro do rei e não um político, ou um engenheiro, mas alguém  disponível para Deus usar.

Não são as suas habilidades que interessa para Deus… Mas a sua disponibilidade em fazer a diferença.

Em Jerusalém tinha Magistrados,  Sacerdotes, descendentes de reis, homens que sabiam construir Templo, pedreiros que sabiam construir casas, mas ninguém conseguia reconstruir os muros da cidade, passaram os anos, passaram décadas, nasceu outra geração e a cidade continuava em ruínas.

Mas um copeiro se colocou literalmente na brecha e fez a diferença, e podemos aprender algumas lições com esta história.

Quando oramos Deus ilumina o que está de errado!

Foi assim com Neemias, conforme ele orava e foram alguns meses, Deus foi preparando o caminho para reconstrução dos muros de  Jerusalém.

Tem situações em sua vida que são  respostas de Deus, e as vezes você não entende e murmura da seguinte forma: Quanto mais eu oro, mais difícil fica… Mas na verdade Deus está mostrando a situação, colocando luz aonde está errado para você se posicionar.

Quando um exame detecta uma doença no seu corpo, você não pode culpar o exame dizendo: Porquê fiz este exame? Se não tivesse feito, não saberia desta doença… 

Mas pare e pense um pouco! Não foi o exame que colocou a doença em seu corpo…

O exame só mostrou o que já estava lá, agora com o resultado você tem que fazer o tratamento e tomar os remédios receitados para vencer a doença. Assim é a oração, ela é o resultado do exame na sua vida. Você orou e Deus respondeu! Agora é fazer o tratamento. E não falar… Quanto mais eu oro, mais difícil fica!

Pense também da seguinte forma… Se você limpar uma casa no escuro, muitas sujeiras ficarão escondidas, mas o que acontece se você acender a luz? Assim é a oração, tem áreas na sua vida que Deus está acendendo a luz.

Quando oramos Deus nos direciona.

Foi assim com Neemias, Deus olhou para o coração deste servo e o capacitou para falar com o Rei, o guardou para chegar em segurança em Jerusalém, e na cidade ele se posicionou para reconstruir os muros.

E lendo o capítulo 01 e 02 de Neemias podemos ver claramente Deus no comando de todas as coisas, e foi preparando tudo, inclusive o momento certo de Neemias falar com o rei.

E ele foi para Jerusalém em segurança e com parte dos recursos necessários para fazer a obra, como as madeiras para as portas dos muros, e sabemos que a cidade tinha doze portas, e madeira para a sua própria casa que seria construída.

O restante dos recursos já estavam lá na cidade, debaixo dos entulhos e eles só não sabiam disto ainda.

Mas antes de começar a obra, ele analisou, não contou nada para ninguém até ter a clareza necessária para começar a obra.

Quando estamos na direção de Deus, a vitória chega.

Neemias enfrentou muitos desafios, a luta foi grande, muitos adversários se levantaram dentro e fora da nação como falsos profetas, Sambalate e Tobias, mas Neemias tinha algumas características dentro dele que contagiava todos a sua volta, e podemos enumerar algumas como:

Perseverança 

Liderança 

Palavras de motivação 

Oração 

Estratégias 

Sempre vigilante 

Discernimento 

Todas estas características juntamente com o propósito que Deus colocou em seu coração, e conhecendo o poder de Deus e também mantendo uma fé inabalável, ele inspirou toda a Nação. Desta forma Jerusalém foi impactada com a sua liderança e conseguiram fazer o impossível…

Uma muralha que já estava destruída por volta de cento e cinquenta anos ( 70 anos de cativeiro mais 90 que eles haviam retornado ), décadas e mais décadas derrubada, foi reconstruída em 52 dias, você leu certo… Cinquenta e dois dias.

E foi reconstruída com as próprias pedras tiradas dos entulhos, que magnífico, Deus é bom o tempo todo. Não foi uma nova construção e sim uma reconstrução, tudo já estava lá debaixo dos entulhos, e precisavam voltar para o seu devido lugar.

Deus está me mandando dizer para algumas pessoas que estão lendo esta mensagem… Tem áreas na sua vida que foram derrubadas, e que precisam voltar para o seu devido lugar, se posicione! Seu lugar não é no chão caído, mas de pé firme na Rocha que é Jesus. Reconstrua o que foi derrubado.

Que grande obra foi realizada quando um homem se colocou na brecha para ajudar os seus irmãos, da mesma forma é contigo querido leitor (a), se posicione em prol da sua família, dos seus objetivos, deixe Deus colocar luz sobre o que está errado, deixa o Espírito Santo te mostrar onde o inimigo tem atuado e as estratégias que o adversário tem usado para trazer tristeza e angústia para a sua vida, e na vida daqueles que você ama, e desta forma Deus vai te direcionar para a vitória.

Análise onde estão as brechas e começa a tampá-las, as vezes é uma brecha tão pequena que cabe apenas uma raposinha, como os inimigos falaram para menosprezar Neemias, mas basta somente isto para trazer um estrago e muitas preocupações.

Mas creia em Nome de Jesus Cristo, aquele que te ama e que deu a vida por você, para perdoar os seus pecados e te levar de volta para Deus, Ele pode e quer mudar a sua história, mas se posicione, levanta a cabeça, respire fundo, use a sua fé e a inteligência que Deus te deu, e começa a trabalhar para dar um basta na vergonha e miséria em áreas da sua vida, Deus vai te ajudar! 

Mas esforça a suas mãos para a peleja, não vai ser fácil, mas o resultado será de vitória  para Glória de Deus.

E nunca se esqueça 

Jesus Cristo te ama!

Pb. Claudinei Saldanha 



quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Dons Espirituais (Romanos 12:1-8)

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função,

Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;

Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

Romanos 12:1-8

Esta é uma passagem muito importante das Escrituras Sagradas que fala a respeito dos Dons Espirituais, e trás uma lista que nos auxilia na ministração do Evangelho e a viver como Igreja, cooperando e auxiliando no Corpo de Cristo.

Juntamente com o Texto de 1Corintios 12 ensina a Igreja a ser produtiva em relação ao serviço na Obra do Senhor.

Os Dons são um presente que pode ser usado por todos os membros do Corpo de Cristo, não são uma exclusividade dos líderes ou obreiros, todos podemos ser participantes na Obra de Deus através dos Dons, e em Romanos 12 vemos claramente a maneira que Deus quer que a Igreja trabalhe.

Precisamos ter a consciência que a Obra de Deus é algo muito importante e que deve ser levado a sério, com santidade e por servos (as) cheios do Espírito Santo.

Aprendemos neste texto que os nossos corpos devem ser sacrifícios vivos, ou seja precisamos dedicar as nossas vidas em prol do Reino de Deus, juntamente com o nosso culto racional, ou seja com entendimento e objetivos claros que é fazer o nome de Jesus Cristo ser Glorificado.

Depois o texto nos instrui a não sermos iguais ao mundo, mas com uma mente transformada para experimentar a boa e perfeita vontade de Deus, a igreja de Jesus tem que fazer a diferença neste mundo e em todas as áreas da conduta humana, precisamos ser exemplos de fé e honestidade, e principalmente sermos cheios do Espírito Santo para iluminar essa geração.

Depois o texto nos ensina a sermos equilibrados com a medida da fé que Deus distribui a cada um de nós, devemos ser humildes, e contribuir com os nossos Dons e tempo para o crescimento da igreja. Não podemos ser arrogantes, temos que tirar do nosso meio toda altivez, respeitar os nossos irmãos e sermos solidários. 

A medida da fé também me ensina a entender a minha posição em Cristo, nem mais ao ponto de me sentir superior aos outros, entendendo que se não fosse a misericórdia do Senhor não estaríamos aqui, e nem menos ao ponto de me sentir insignificante e sem valor, a final de contas minha salvação custou um alto preço, o Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz do Calvário. Portanto sejamos equilibrados.

Aprendemos com este texto que somos membros do Corpo de Cristo, e como o Corpo humano tem várias partes e funções, assim é a igreja... Muitos membros, mas um só Corpo e a Cabeça que é Cristo, por isso é necessário os Dons relacionados em Romanos 12, para que cada membro possa servir a Deus e aos seus irmãos de forma ordenada e frutífera.

Agora nesta parte da mensagem iremos detalhar cada um dos sete Dons relacionados neste Texto Bíblico e a sua função, e que você caro leitor (a) possa se encontrar neste Plano de Deus para a Igreja e seja uma benção, lembrando que Deus nos deu diferentes Dons de acordo com sua Graça, são eles:

Dom de Profetizar 

Trazer uma mensagem bíblica e de acordo com a Palavra de Deus, não confunda com entregar recados como costumamos falar no ramo pentecostal, mas pregar o Evangelho da Graça trazendo uma mensagem para os membros do Corpo de Cristo com autoridade e poder. 

Este é o principal Dom que a Bíblia nos orienta a buscar, porque vidas são alcançadas pela pregação da Palavra, e o Evangelho se torna conhecido pelo Dom de Profecia, se você quiser aprender sobre os Dons de revelação ( Palavra de Conhecimento, Palavra de Sabedoria e Discernimento de espirito), te aconselho a estudar 1 Coríntios 12, temos uma mensagem neste Blog que trata deste assunto.

Profetizar significa falar algo da parte de Deus, uma mensagem inspirada pelo Espírito Santo que vai produzir vários resultados na Igreja, como arrependimento, conversão e levar os ouvintes até Cristo, gerando desta forma salvação e novo nascimento.

Para profetizar na igreja não precisa ser necessariamente um Pastor ou outro líder, e Deus pode levantar vários membros de uma Igreja para pregar a Palavra, e é um dom importante para o crescimento da Obra e a Proclamação do Evangelho.

Gosto desta relação dos Dons em Romanos 12 justamente porque deixa claro pelo Espírito Santo que todos na igreja, independente se é obreiro ou membro, todos podem exercer um ou mais Dons Espirituais, e não somente na Igreja mas em outras áreas da vida, aliás tem Dons que vamos aprender nesta leitura que podem e deve ser exercido fora da igreja, como por exemplo exercer misericórdia e socorro, são Dons que podem ser usado em vários momentos do dia e em vários lugares.

Mas continuando...

Dom de servir

Como o próprio nome já sugere é um Dom de serviço, ou como em algumas traduções "ministério", é a mesma palavra grega para diácono, se bem que neste texto não está falando de um ministério específico mas sim de usar este Dom para servir a Igreja.

Dom de servir nos torna participantes da Obra do Senhor, porque servimos a Igreja e seus Membros com amor e dedicação. 

O próprio Jesus nos ensina que não veio para ser servido, mas pra servir, portanto é o nosso maior exemplo, quando servimos a igreja de Cristo com este Dom somos participantes de um ministério muito importante na igreja, quando uma alma é bem cuidada e amparada ela se fortalece no Corpo que é a Igreja.

Quando este Dom é manifesto em nossas vidas criamos empatia pelas vidas, queremos o melhor para as vidas e também que elas se sintam amparadas. O bem estar dos membros da igreja se torna o nosso objetivo.

Como a igreja enriquece e é fortalecida quando colocamos este Dom em prática.

Dom de ensino

O Espírito Santo em sua infinita sabedoria tem levantado ao longo da história muitos homens e mulheres de Deus com o Dom do ensino, o que traz edificação para igreja.

Quando este Dom é manifesto através do ensino a Igreja cria bases sólidas para a Palavra de Deus, somos fortalecidos espiritualmente e no conhecimento Bíblico, uma igreja sem ensino fica vulnerável aos ataques do inimigo.

Dom de extrema importância para igreja, quem possui este Dom está sempre estudando a Palavra de Deus e ensinando a igreja, precisamos deste Dom para ensinar nossas crianças, como também nossos adolescentes e jovens, precisamos deste Dom para ensinar os casais, os adultos e idosos, precisamos deste Dom para ensinar os obreiros da Igreja, para ensinar os músicos o que é o louvor… Ensinar e ensinar… Sempre a Palavra de Deus que é viva e eficaz.

O Dom de ensino nos fortalece em Deus, porque Ele é o nosso sustento, o ensino nos dá respaldo contra as heresias, e impede que os erros doutrinários entre na igreja.

Toda a igreja tem que ser sensível à voz do Espírito Santo, e buscar com afinco o Dom de ensino.

Me vem a mente agora que a melhor definição para Dom de ensino na igreja é... “ Saúde Espiritual “

Dom de ânimo

Este Dom se refere aos servos levantados por Deus para dar ânimo aos abatidos, e quantas pessoas tem entrado na igreja desanimada, então entendo que uma pessoa usada por Deus com este Dom é um encorajador cheio do Espírito Santo que consegue falar com o desanimado até o mais profundo da alma e encorajá-lo a perseverar na Fé em Cristo.

Um servo (a) com o Dom de ânimo é uma fortaleza na fé, uma pessoa com uma força inabalável em Deus, que consegue enxergar através do Espírito Santo o melhor das pessoas, mesmo que está pessoa em questão não consiga enxergar.

Quem tem este Dom consegue enxergar na Igreja quem precisa de ajuda e como um intercessor se coloca na brecha da oração e estende a mão para ajudar.

É como aprendemos na Bíblia que Barnabé estendeu a mão para Paulo quando ninguém acreditava nele, e o levou até os Apóstolos do Senhor e ali começou um grande ministério.

Dom de extrema importância na igreja porque ajuda as pessoas a levantar a cabeça e olhar para Cristo. 

O Dom de Ânimo ou Encorajamento quando ministrado na igreja ou em casa ou em alguma reunião, fortalece as vidas em Jesus através da pessoa bendita do Espírito Santo e estará sempre levantado o abatido, trocando o fardo pelo de Jesus que é leve e suave. Sempre com o objetivo de levar as pessoas novamente para à vontade de Deus, colocando novamente na rota que é o Pai Celeste.

Dom de contribuir

Quem tem este Dom não fica preso nas bênçãos materiais, mas com alegria divide o que tem com os necessitados. A generosidade e à vontade de ajudar as pessoas tem que fazer parte da vida Cristã todos temos que contribuir com a Obra de Deus de alguma maneira. Mas quem possui este Dom vai além porque a sua missão de vida é contribuir com o Evangelho, e quanto mais este Servo tem, mais ele distribui.

É coisa linda e gratificante quando vemos um empresário na igreja que tem o coração aberto para ajudar os necessitados, isso é Dom de Deus. E não quero dizer com isto que está restrito a quem é abastado financeiramente, pode ser qualquer um que tenha o coração disposto a dividir o que tem com o próximo.

Geralmente são servos que não são apegados aos bens materiais, e que entende o objetivo de sua vida o seu propósito, entende que se Deus o abençoou é para uma causa maior, é para ajudar os seus irmãos e os trabalhos em prol do evangelho.

É usar os seus recursos financeiros para investir em missões, levar o evangelho nos quatro cantos do mundo, é ajudar os órfãos e viúvas, é para ajudar obras assistenciais, e fazendo isto o coração de quem contribui se alegra e alegra o Espírito Santo também.

É dar toda a honra a Deus, o que a mão direita fez à esquerda não precisa saber, quem tem este Dom são pessoas extremamente humildes e com grande amor no coração e generosos.

Dom de Liderança

Como o próprio nome já diz são servos (as) levantados por Deus para liderar a Obra do Senhor, tanto na forma de um Pastor ou um Líder de departamento, como música ou líderes de crianças, adolescentes e Jovens.

A igreja precisa de líderes, e todo líder levantado por Deus lidera no exemplo de Cristo, sempre direcionando para o alvo que é Cristo e faz tudo para Glória de Deus.

Você e eu percebemos quando um líder é levantado por Deus quando vemos a humildade e nenhum vestígio de vaidade.

Um verdadeiro líder levantado por Deus atrai as pessoas, porque ele mesmo é atraído por Cristo, um líder não precisa ser autoritário, nem obrigar os outros ao seu redor a fazer o que ele quer ou fazer a sua vontade, aliás o verdadeiro líder não tem outra vontade a não ser fazer a vontade de Deus.

O verdadeiro líder entende o seu chamado e busca sempre estar aprendendo com o Espírito Santo, exemplo: Se temos um líder (a) de intercessão este servo (a) vai aprender a orar com o Espírito Santo e buscar pela sua igreja. Se temos um líder (a) de missões está obra vai ser feita com amor de Deus pelos perdidos, buscando sempre a salvação e proclamação do evangelho.

Um líder não se exalta, mas se humilha debaixo da potente mão de Deus. Com zelo e compromisso com Aquele que o chamou.

Dom de misericórdia

Podemos definir este Dom com alguns sinônimos como, compaixão, bondade e perdão que são atribuições de quem exercita este Dom tão sublime. Precisamos urgentemente despertar este Dom na igreja e em nossas vidas.

Um crente fiel que exercita a misericórdia ou tem o Dom da misericórdia está sempre se compadecendo daqueles que sofrem e busca de alguma forma ajudá-las com atos de bondade, fazendo o bem e buscando apresentar Jesus para os aflitos.

São intercessores tanto na oração quanto no estender as mãos para ajudar, são pessoas que sabendo da necessidade de alguém, como por exemplo uma pessoa com frio, quem tem o Dom de misericórdia ora por esta pessoa mas também leva um agasalho para ajudar a combater o frio, se encontra alguém com fome, ora por essa pessoa, mas também leva um prato de alimento.

Quem tem misericórdia ama as pessoas e faz tudo o que estiver ao seu alcance para apresentar Jesus Cristo com amor e obras.

Desta forma concluímos os Dons em Romanos 12, e entendemos a importância de praticar está lista de 7 Dons que enriquece a igreja e nos torna parecidos com Jesus.

Os Dons apresentados nesta lista são para toda a igreja, todos os membros, independente se são obreiros ou não, são para todos os Cristãos ou seja o Corpo de Cristo, e todos sem exceção tem que exercitar pelo menos um desses Dons que estão ao alcance de todos.

Não podemos pensar ou achar que não temos nenhum Dom, pare e pense… Somente nesta relação que acabamos dê ministrar, quantos destes Dons você pode desenvolver ou já desenvolve em sua vida? E Com a ajuda do Espírito Santo você pode ser ainda mais frutífero para Glória de Deus.

Pense nisto que você acabou de ler, medita e busque ao Senhor, diga para Deus eis me aqui… Não são às suas habilidades que é o mais importante para Deus, mas a sua disponibilidade que Ele está procurando, e quando você e eu permitirmos… Deus realiza uma grande Obra, é Ele quem nos capacita!

Creia nisto!

E nunca se esqueça, Jesus Cristo te ama.


Pb. Claudinei Saldanha 

 

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...