sábado, 3 de outubro de 2015

Perfil do Obreiro no século 21 (Atos 20)


Há alguns dias, me pediram para ministrar a Palavra de Deus para o corpo de Obreiros da minha igreja, com o seguinte tema... 

"O Perfil do Obreiro no século 21".

Tendo como base Atos 20, ministrei que o perfil do obreiro no século 21 é o mesmo dos obreiros nos séculos 20,19,15,10,1. 
Em suma o perfil do obreiro independente do ano em que vive, tem que ser o perfil "Bíblico", tem que ser de acordo com a Palavra de Deus.

A Bíblia é a verdade eterna que não muda com o passar dos anos, é sempre atual e temos que basear a nossa conduta, a nossa fé, o nosso compromisso de acordo com os ensinamentos que nela contem.

Claro que podemos usar a tecnologia a nosso favor, como por exemplo a internet para divulgar a Palavra de Deus, mas primeiro temos que aplicar os ensinamentos da Bíblia em  nossas vidas, e podemos aprender muito com com esta passagem de Atos 20.

Paulo servo de Deus estava em sua terceira viagem missionária, e ao chegar a cidade de Mileto, pede para chamar os presbíteros da igreja de Éfeso para lhes dá suas últimas instruções.

É um texto muito rico, cheio de emoções e detalhes de como Paulo trabalhava para o Reino de Deus, e podemos aprender muito, afinal o perfil do obreiro tem quer de acordo com a Palavra de Deus.

Vejamos alguns do ensinamentos de Paulo:

*Servindo como modelo 

Quando chegaram, ele lhes disse: "Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia.
Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

Atos 20:18-19

Geralmente Paulo não tinha muito tempo para ficar nas cidades por onde passava, estava sempre de viagem missionaria, e a maneira eficaz que Paulo usava para ensinar os obreiros era o seu próprio exemplo, assim como Jesus passou 3 anos com seus discípulos, ensinando e andando com eles, Paulo seguia o mesmo principio... Seus discípulos andava com ele, aprendendo na pratica.

Mesmo com todas as perseguições que ele sofria, ele aproveitava todo o seu tempo disponível para ensinar os obreiros de Éfeso, servindo ao Senhor com humildade e lagrimas. Paulo não tinha vergonha de chorar na frente dos seus liderados, era um pastor próximo e que tinha intimidade com seu rebanho.

O líder, o pastor não é um super humano, ele tem fraquezas, sofre muito, e não tem que ser alguém distante, Deus coloca amigos ao nosso lado para nos ajudar a levar carga, quando esta se torna muito pesada.

O líder tem que fazer discípulos para o Senhor, andando jundo, lado a lado. Tem que haver proximidade, caminhar junto no mesmo propósito, na mesma direção, no mesmo objetivo.

O líder não desiste diante das dificuldade, porque no seu ministério o rebanho tem uma importância muito grande, e ele sabe que se ele for adiante terá mais oportunidade de ganhar almas para o Reino de Deus.

O obstáculos existem para serem superados.

* Pregue a Palavra

Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.
Atos 20:20


O Obreiro tem que pregar a Palavra, tem que aproveitar as oportunidades que aparecem para ministrar aos corações, estude a Palavra, aprenda os seus ensinamentos, pratique a Palavra na sua própria vida, e quando for aprovado pregue.

Vidas estão sedentas pelas verdades de Deus, e a igreja precisa de obreiros capacitados e com testemunho de vida.

* Pregação Cristocêntrica

Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.
Atos 20:21


Isto significa que nossas mensagens tem que ter Jesus Cristo como centro, Ele tem que ser o principal nas nossas pregações. Temos que falar de arrependimento e levar as pessoas a Cristo, porque Ele é o caminho a verdade e a vida.

Temos que pregar sobre o Seu Sacrifício na cruz do calvário, falar do preço que Jesus pagou pelos nossos pecados, e que para chegar até a presença de Deus é somente através de Jesus.

Tem que haver conversão, mudança de vida, precisa haver arrependimento de pecados, porque sem santidade ninguém verá a Deus.

É triste ouvir uma pregação, onde muitas vezes nem o nome de Jesus é citado, queridos leitores, e principalmente obreiros do Senhor, fale de Jesus Cristo em suas mensagens. Você pode e tem o direito de pregar toda a Bíblia, seja Antigo Testamento, seja Novo Testamento, mas fale de Jesus sempre, ele é o alvo, o objetivo da sua pregação.

Jesus tem que ser pregado... Muito mais do que prosperidade, batalha espiritual, dízimos e ofertas, cura, avivamento, etc... 
Essas coisas são importantes, mas Jesus é o Principal, senão não haverá salvação, do que adianta ter uma igreja com milhares de membros e não ter a mensagem do Evangelho em suas pregações, cuidado com a fama e lembre-se:

Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.
Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Ou, o que o homem poderia dar em troca de sua alma?
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos".

Marcos 8:34-38


* Vivendo no Espírito

"Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali,
senão que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam.

Atos 20:22,23

O Obreiro de valor tem que ter uma vida cheia do Espírito Santo, assim como Paulo foi avisado pelo Espírito Santo que passaria por prisões e sofrimento, mas mesmo assim não foi abalado em sua fé, nem mesmo recuou com o seu chamado, mas seguiu em frente.

Nós Obreiros também passamos por lutas, perseguições humanas e espirituais, e para continuar firme e com uma fé inabalável é somente através da nossa comunhão com Deus através do Espírito Santo.

O Obreiro tem um chamado que vem do alto, vem de Deus, e quem nos capacita para cumprir este chamado é o Espírito Santo. 

Precisamos busca-lo cada dia mais, aprender com Ele, ser renovado por Ele, fortalecido por Ele, aprender a Palavra com Ele, orar com Ele, caminhar junto com o Amado Espírito Santo.

* Cumprindo o chamado

Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24


Como já foi escrito anteriormente o Obreiro sofre muitos ataques, que tem como objetivo desanima-lo, e tem muitos que tem cedido a esta pressão e tombado no meio do caminho, estamos numa guerra, e a nossa luta não é contra carne e nem o sangue, mas temos um inimigo em comum, o diabo. Precisamos derrota-lo através do poder e do nome de Jesus Cristo. Precisamos orar por estes obreiro que desistiram no meio do caminho, e estender a mão para ajuda-los, porque eles podem se levantar novamente para serem soldados valiosos na ceara do Senhor.

Paulo via o seu ministério como uma corrida, que só seria vencida se ele fosse até o fim, e cruzasse a linha de chegada. E Paulo sabia que o Senhor lhe tinha confiado um ministério, e ele só cruzaria esta linha de chegada se eles testemunhasse o evangelho da graça de Deus até o seu último dia.

Obreiro valioso do Senhor, foi Ele que te escolheu, não sei o que você tem enfrentando, ou a sua batalha, sei que não é fácil, mas você precisa terminar sua carreira, e concluir o teu ministério com a ajuda do Espírito Santo, isto significa que você não esta sozinho, Deus esta contigo para te ajudar. Seja obediente ao teu chamado, há uma coroa te esperando na linha de chegada, vale apena ser fiel.

* Fazer discípulos 

Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.
Atos 20:28


Este tem que ser um objetivo de todo o Obreiro, fazer discípulos para o Senhor Jesus, precisamos acompanhar os novos convertidos, e dar uma assistência espiritual, andar juntos, orar juntos, estudar a Bíblia juntos.

Precisamos acompanhar estas vidas, não podemos pensar ou acreditar que é somente no apelo, quando elas vão na frente da igreja e aceitam a Jesus como Senhor e Salvador fazendo uma confissão publica e esta tudo certo, já se tornaram discípulos.

Discípulos é formado durante a sua caminhada cristã, quando há um novo nascimento que é gerado pelo Espírito Santo, quando há o batismo nas águas e o discípulo renuncia o mundo e começa a viver uma nova vida em Cristo Jesus.

Os novos discípulos tem que ser parecidos com Cristo, assim como nós também, cada vez mais íntimos de Deus.

Assim vamos crescendo em unidade, porque somos um só corpo.

* Cuidado com os lobos

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.
E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.
Atos 20:29,30


Cuidados com os lobos que se vestem de ovelhas, falam como ovelha, mas são lobos disfarçados dentro das igrejas, leia pausadamente o texto bíblico acima...

Temos que tomar cuidado, ter discernimento espiritual, nem todos que dizem "Senhor Jesus" entrará no reino de Deus, tem muitos lobos interessado no sucesso, e no seu dinheiro ovelha do Senhor, em fazer uma multidão de discípulos parecidos com ele mesmo e não com Jesus.

Esses lobos não poupam o rebanho, porque estão interessados na lã e na gordura. Temos que ser inteligentes, temos que orar antes de entregar os nossos púlpitos nas mãos de qualquer um. Não basta pregar bem, ou louvar bem, tem que ter testemunho... 

Pelos frutos é que se conhece a arvore.

Infelizmente temos tido muitos escanda-los dentro das igrejas, e em partes temos culpa, porque não vigiamos, e entregamos o nossos altares para pessoas que não estão preparadas para tamanha responsabilidade, homens que torcem a verdade, criam doutrinas humanas, não tem testemunho, não vivem a Palavra e estão atraindo multidões de pessoas que não tem discernimento, porque não leem a Bíblia para discernir entre o que esta certo e errado.

Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas, e nos ensine a ver a verdade. Precisamos ficar com a Palavra e firmado na Rocha que é Jesus Cristo.

* Fazer a obra com excelência

Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.
"Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.
Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém.
Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e as de meus companheiros.
Atos 20:31,34


Que exemplo magnifico de Paulo, ele trabalhava de dia e de noite, muitas vezes com lágrimas. Seu trabalho como obreiro era edificar vidas, anunciando a salvação em Cristo Jesus.

Paulo não cobrava para pregar o evangelho, você leu certo... 
Repito não cobrava dinheiro para pregar a Palavra. 
Preciso repetir mais uma vez, para ficar bem gravado... Paulo não cobrava para usar os seus dons na igreja, em Éfeso quando ele precisava suprir as suas necessidades ele trabalhava... E tenha em mente que ele trabalhou durante 3 anos em Éfeso.

Claro que a Bíblia explica a si mesma, e não posso pegar um texto para servir de pretexto, sabemos pela Palavra que digno é o Obreiro do seu salario, e nesta igreja para não ser um peso para igreja ele trabalhava. Precismos cuidar dos obreiros valorosos que dedicam a sua vida em pró do evangelho.

Mas o que vemos hoje é um exagero que a igreja pratica, pagando quantias exorbitantes para um " Show Gospel ", para um levita famoso, ou pastor famoso, que ganha uma verdadeira fortuna em apenas uma hora ou menos, enquanto nesta mesma igreja muitas vezes tem um irmão humilde, uma família humilde passando necessidade, e não é amparada pela sua igreja. Uma igreja comprometida com a Palavra tem obra social.

O problema não é o salario, mas quando eu faço o meu salario e cobro a quantia que eu quero... Isto é errado... Eu sirvo a Deus ou ao dinheiro? 

Se a resposta for a Deus, então aquela igreja pequena que mal consegue pagar um salario minimo para o seu pastor, também pode receber uma visita sua, não é mesmo?

Mesmo que não consiga pagar a quantia que você "acha que merece"... 

A Bíblia diz que há maior felicidade em dar do que em receber! Você acredita na Palavra?

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’ ".
Atos 20:35


Mas fazer a obra com excelência não é somente lotar templos, mas sim socorrer os necessitados.

Fazer a obra com excelência é trabalhar para Deus, querendo agradar a Deus. 
Anunciando o evangelho a toda criatura, ganhando almas para o Reino de Deus. Anunciando que Jesus Cristo é o Salvador, e que precisamos arrepender dos nossos pecados, morrer para o mundo e viver para Deus, em santidade.

Jesus é o Senhor e não há outro caminho que leva para Deus, temos que viver o evangelho. 

E o que Deus exige de nós?

Resposta: Obediência.

Prossigamos para o alvo, Obreiro de valor.

Deus te abençoe e te guarde...

Jesus Cristo te ama.

Pb. Claudinei Saldanha

 

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...