sábado, 8 de novembro de 2014

O jovem rico, os dois discípulos e o cego, o que fazer para entrar na Presença de Deus? (Marcos capítulo 10 )

O que fazer para entrar na Presença de Deus? 

O que fazer para estar mais próximo do Senhor Jesus e poder desfrutar do seu amor e das bençãos que Ele tem para nós?

E quando temos a salvação e o Evangelho faz parte das nossas vidas, o que fazer quando estamos na presença do nosso Salvador, como agir, o que pedir, como adora-lo?

Vamos aprender juntos na Palavra de Deus sobre três atitudes, três pedidos que foram feitos para Jesus Cristo nos últimos dias de seu ministério terreno, pouco antes da sua morte e da sua ressurreição, e que nos traz lições valiosas, e com certeza vai te auxiliar na sua jornada de fé e a ter mais intimidade com este Deus que é Maravilhoso e tem uma grande obra em sua vida.


  • O primeiro pedido, o jovem rico:
Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Marcos 10:17-18

Quando medito nesta Palavra vejo que este jovem tinha uma vontade, um desejo muito grande de obter a salvação, e foi até a pessoa certa para obter a resposta que estava procurando, afinal de contas ele foi até Jesus Cristo e o chamou de "bom mestre", e na cultura judaica somente Deus poderia ser chamado de "bom".

Mas a vida eterna não pode ser herdada como pensava este jovem, o fato de ser descendente de Abraão não era garantia para herdar a vida eterna. 
A vida eterna hoje é possível mediante o Sacrifício de Jesus pela Graça de Deus, um favor que não merecemos, mas que Deus pelo seu infinito amor nos presenteia quando aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente Salvador.

Mediante esta declaração houve um dialogo muito interessante entre este homem e Jesus, e aprendemos que ele era muito religioso e obedecia os mandamentos de Deus desde a sua mocidade, ele não adulterava, não matava, não dava falso testemunho, não defraudava ninguém e respeitava seu pai e sua mãe.
Mas este homem sabia que faltava alguma coisa, e Jesus o amou e disse que falta apenas uma coisa...

Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Marcos 10:21


Mas este pedido entristeceu o Jovem que era muito rico e tinha muitas propriedades, mas pense comigo! Se este jovem tinha tanta vontade de ser salvo porque ele não atendeu o pedido de Jesus?

E porque Jesus fez este pedido tão difícil para o jovem?

Porque Jesus conhecia aquele homem, e sabia que por mais religioso que ele fosse o seu coração não estava totalmente em Deus, ele não amava a Deus acima de todas as coisas, em primeiro lugar ele amava as riquezas, por isto que neste mesmo capitulo Jesus Cristo diz que é muito difícil  para aqueles que confiam em riquezas entrar no Reino de Deus.

Se o jovem atendesse ao pedido de Jesus ele iria se libertar desta confiança no dinheiro e desta forma ele estaria preparado para desfrutar da salvação e da companhia de Jesus, mas não devemos julgar este jovem, não sabemos o que aconteceu depois, talvez tenha se tornado um discípulo de Jesus, não sabemos...

Mas o que o Espirito Santo esta nos ensinando neste momento é que Deus quer 100% das nossas vidas, não 99% ou 90%, precisamos deixar o nosso coração totalmente rendidos na presença de Deus.

Temos pregado muito sobre "Restituição", sobre "Bençãos", sobre "conquistas", "prosperidade" e tantas outras coisas boas, que traz muitas alegrias à vida, mas precisamos falar mais sobre "REDENÇÃO".

Que significa que precisamos antes de tudo de libertação, remissão dos pecados, reabilitação e principalmente de salvação, tudo isto este jovem perdeu quando foi embora da presença de Jesus.

E você meu caro leitor(a) aceite o pedido de Jesus, entregue a sua vida para Ele, participe da salvação, por isto Ele morreu por você, por isto Ele Ressuscitou ao terceiro dia para estender as mão para você e te oferecer esta poderosa Redenção que só é possível através de Jesus Cristo.
  • Segundo pedido, os dois filhos de Zebedeu:
Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir".
"O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele.
Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".
Marcos 10:35-37

Um pouco mais adiante neste dia, Tiago e João dois dos discípulos mais próximos de Jesus faz um pedido grandioso, ambos queriam um trono, um a direita de Cristo e outro a esquerda de Cristo, se lermos no Evangelho de Mateus 20:20, lemos que quem começou este dialogo foi a mãe deles, e que pedido!!! Você não acha?

Acredito que este seja o maior pedido da história feito por uma mãe, e se houvesse um premio para uma mãe que desejasse o melhor para os seus filhos esta mãe ganhava.

Todos os três, tanto a mãe, quanto Tiago e João queriam que na Glória de Deus, no Reino de Jesus Cristo  fosse da seguinte forma a hierarquia...

Deus Pai, o Filho, o Espírito Santo... Tiago e João!!!

Os outros discípulos ficaram indignados com eles, não por causa do pedido em si, mas na verdade eles queriam a mesma coisa, posição, poder, destaque!!!

E Jesus nos deixa um ensinamento grandioso:

Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;
e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
Marcos 10:43-45

Nosso maior exemplo que foi Jesus Cristo não veio a este mundo para ser servido, mas para servir.

Todos nós que fomos alcançados pelo Evangelho de Jesus Cristo devemos ser servos, não importa a posição que você tenha na Igreja do Senhor ( Pastor, Presbítero, Evangelista, Diácono, Cooperador, Levita ou qualquer outra função ) Deus nunca te deu o direito de ser superior a ninguém, pelo contrário você tem que servir os seus irmão.

Igreja não é lugar de brigas, contendas, disputas para ver quem é o maior ou o melhor... Somos todos servos... Todos temos que servir... Se você não servir, você não serve!!!

Na nossa vida temos que aprender como Cristo lições sobre humildade, temos que tratar todos a nossa volta como Jesus nos trata, o mundo seria um lugar bem melhor se aprendêssemos a estender a mão para o próximo.

E quem é o meu próximo! Você pode se perguntar? Olhe a sua volta, conhece alguém que esta precisando de ajuda? Então levante-se, vai até esta pessoa e estenda a sua mão! Deus quer te usar.

Isto também e redenção, lembre-se você é uma nova pessoa em Cristo Jesus.

  • Terceiro pedido, o cego de Jericó:
Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Marcos 10:46-47

Dos três pedidos que estamos estudando nesta leitura, este foi o que tocou o coração de Jesus, porque este homem mesmo sendo cego, enxergou mais do que qualquer um dentre aquela multidão quem era Jesus.

Os três pedidos tem algo em comum, porque todos reconheciam Jesus como Deus, como Senhor, como o Messias. 
O jovem rico chamou Jesus de "bom", somente Deus é bom. 
Tiago e João sabiam que Jesus tinha um Reino, e que Ele era o enviado de Deus para nos salvar. 
E o cego Bartimeu reconheceu Jesus como o Filho de Davi.

Mas então o que o diferencia Bartimeu dos demais?

Todos os três pedidos chegaram até a presença de Jesus, e somente Bartimeu tocou o coração do mestre, porque?

Porque Bartimeu quando soube que era Jesus o Nazareno que estava passando por ali junto com aquela multidão, ele aproveitou aquela que seria sua última oportunidade para receber a vitória, e lutou muito por isto, mas queridos leitor(a) não foi fácil...

As pessoas falaram para ele que era Jesus de Nazaré que estava passando, mas Bartimeu sabia que Jesus não era somente um profeta, ou alguém que fazia milagres, ou alguém importante de Nazaré, ele recebeu uma informação das pessoas, mas os olhos da fé deste homem reconheceu Jesus como Filho de Davi, ninguém havia manifestado até então publicamente Jesus como Filho de Davi, mas Bartimeu gritava muito... 

JESUS FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM... 

Há meus caros leitores como ele clamava!!!

Ele clamava tanto que começou a incomodar as pessoas, e acredito que o que incomodava as pessoas não era simplesmente o seu grito, mas sim a sua declaração "Jesus Filho de Davi ", muitos naquela multidão não reconheciam Jesus como Messias, muitos queriam ver um milagre, ou uma pregação de Jesus, mas este homem queria um encontro com o Filho de Davi, Bartimeu foi salvo naquele instante. Por mais que as pessoas pedissem para que ele se calasse, ele gritava cada vez mais...


Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. "O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! ". "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.
Marcos 10:48-52

E Jesus o chamou e o curou, e o principal ele foi salvo, Glória a Deus.

Este homem foi um dos últimos a receber um milagre de Jesus antes da crucificação, e ele nos dá alguma lições valiosas...
  • Não seja mais um na multidão, se aproxime de Jesus.
  • Abra o teu coração, reconheça que você precisa de Deus.
  • Não desista da sua benção, não deixe palavras negativas te derrubar, a sua hora vai chegar.
  • Não fique preso a coisas materiais, Bartimeu jogou a sua capa fora e foi até Jesus, ele sabia que a sua vida seria transformada por Jesus, e não precisaria mais pedir esmolas para sobreviver.
  • Ele não queria riquezas, ele não queria posição, ele queria ver novamente.
  • A fé de Bartimeu em Jesus o curou, onde esta sua fé? Olhe para Jesus.
  • Depois que foi abençoado ele seguiu Jesus pelo caminho, ele queria estar com Jesus.
 Aprenda com Bartimeu a estar na presença de Deus, havia um multidão mas somente ele tocou o coração de Jesus.

O que eu quero quando estou com Jesus, o que eu peço, o que eu busco?

Em primeiro lugar o Reino de Deus, tenho que buscar a Redenção, tenho que buscar a Santificação...

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.
Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
Hebreus 10:19-23

Vamos buscar a presença de Deus, com um coração humilde e sincero, com ousadia, lembre-se havia uma multidão, mas Bartimeu se destacou na multidão porque teve fé. Vamos adorar a Deus em espírito e em verdade. Não há nada mais importante nesta vida.

O Senhor nos Redime quando nos aproximamos Dele através do Sangue de Jesus, antes de conquistar bençãos, antes de conquistar vitórias, precisamos do seu perdão, precisamos nos limpar, nos purificar, somos todos falhos e pecadores, mas temos um Grande Sacerdote na Casa de Deus, o seu nome é Jesus Cristo, somente Ele pode transformar as nossas vidas, tirar o pecado, mudar a nossa história e nos encher do Espírito Santo.

Mas para isto precisamos Reconhece-Lo, precisamos quebrantar os nossos corações, e a Benção mais importante que recebemos de Jesus é a nossa Salvação pela Graça de Deus.

Glorifiquemos eternamente o nosso Deus por esta tão Grande Benção.

Saiba que Deus te ama muito, por isto que você esta lendo esta mensagem, é uma oportunidade que o Senhor te dá para te mostrar o Caminho da Salvação.

E o Caminho é Jesus Cristo.


Claudinei Saldanha



  







Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...