sábado, 29 de junho de 2013

A Igreja, o Reino de Deus e o mundo ( João 3:16 )



Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
João 3:16



O mundo passa por grandes mudanças, a população esta cobrando os seus direitos.

A voz do povo ecoa nos quatro cantos. 

No Brasil é tempo de acordarmos para estas mudanças, queremos ver este País crescer, com melhor distribuição de renda, melhorias na saúde e educação e tantas outras coisas.

Porém, acredito que a Igreja Evangélica no Brasil tem um papel importante em tudo isto, pois a nossa voz somada chega aos milhões, precisamos estar mais atentos em tudo o que esta acontecendo ao nosso redor, precisamos:

Orar: Pedir em favor desta nação, buscar a presença de Deus, para que este País seja uma benção para os seus habitantes e também para as outras nações, porque eu creio que o Brasil é o País do avivamento, muitos Obreiros tem se levantado para anunciar o amor de Deus. Precisamos pedir para o Senhor sabedoria para os nossos governantes, para que estes sejam realmente representantes do povo.

Boas Novas: Precisamos anunciar a Palavra de Deus, fomos escolhidos para uma grande Seara, precisamos falar do amor de Deus, anunciar o Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz do Calvário para remissão dos pecados e Salvação para aquele que Nele crer.

Testemunho: Precisamos viver a Palavra em nossas vidas, e a nossa transformação tem que servir de testemunho para as pessoas ao nosso redor, temos que fazer a diferença, protestar sim, exercer nossos direitos como cidadãos sim, mas quebrar, saquear, roubar NÃO.... Isto não é atitude de Cristão!!! Precisamos viver aquilo que Pregamos.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 
Mateus 6:33


Nós Cristãos precisamos buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, Ele tem que ser o primeiro em nossas vidas, e precisamos levar este Reino para as pessoas, elas precisam do Amor de Deus, e Ele nos amou tanto, que nos deu o Seu Filho amado para nos resgatar deste mundo de pecado e sofrimento.

O Brasil precisa cada vez mais de Jesus, e por mais que as mudanças atuais sejam boas para o País em nível de educação, saúde, segurança e etc.... A maior mudança que precisamos precisa vir de Deus, porque somente Ele pode mudar os nossos corações, somente Ele pode trazer a Paz que precisamos, e também nos mudar de dentro para fora, tirando as tristezas e angustias.... E bendita é a Nação cujo Deus é o Senhor.

Por isso afirmo mais uma vez que a Igreja lavada e remida no Sangue do Cordeiro precisa tomar posição de Filhos de Deus, precisamos levar o Evangelho de Jesus Cristo para todos ao nosso redor, lembre-se... " PRECISAMOS FAZER DISCÍPULOS PARA JESUS "

Nós os filhos de Deus já nascemos de novo, e nascemos do alto, nascemos de Deus, e a Palavra de Deus faz parte das nossas vidas, por isso a praticamos.

Eu creio em uma profecia que foi entregue por uma serva do Senhor que veio ao Brasil, que diz que!!!! Chegou o tempo da Igreja derrubar o principado da corrupção e da miséria neste Pais. 

E podemos fazer isto no Nome de Jesus Cristo que nos deu autoridade para isto. Comece a buscar o Senhor com este propósito, divulgue para tua igreja, ore a respeito, chame outros irmãos para orar neste sentido, convoque a sua igreja para guerrear nas regiões celestiais, para que este País seja liberto deste mal.

Eu creio e você?

Jesus Cristo te ama...

Ev. Nei




PROFECIA: Eu abalarei o principado da corrupção e da miséria no Brasil









sábado, 1 de junho de 2013

O dia em que Paulo e Barnabé se desentenderam ( Atos 15:36-40 )

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. 
Atos 15:36-40


Passagem muito interessante nas Escrituras Sagradas, onde nos mostra uma contenda entre dois homens de Deus, Paulo e Barnabé. E isto me faz Glorificar a Deus pela sua santa e bendita Palavra, e você pode me perguntar porque?

Porque o Senhor quando narra a história de seus servos nas Escrituras, Ele nos mostra assim como eles são " HUMANOS ", com todas as suas virtudes, e não escondendo as suas falhas e pecados, portanto, quando lemos suas histórias podemos nos identificar com elas, porque estas pessoas são parecidas conosco.

E podemos aprender que Deus usa seres humanos imperfeitos, e os aperfeiçoa para sua obra através da Unção do Espírito Santo. Como diz um ditado bem conhecido aqui no Brasil " Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos ", Glória a Deus por isso.

Mas voltando para a passagem do nosso estudo, vemos que Paulo e Barnabé se desentenderam ao ponto de se separar e se dividir. 

Mas o que levou estes servos de Deus a brigarem de tal forma?

A resposta tem um nome " João Marcos ", mas você pode se perguntar quem é este homem?

Vamos falar dele um pouco mais para frente...

Você pode até pensar, assim como eu também já pensei, que está separação foi benéfica para o Reino de Deus, pense comigo!Agora são duas equipes missionárias!Em parte este pensamento está correto, mas há uma profundidade maior nisto tudo.

Mas concordo que só Deus pode multiplicar... Dividindo! Só Deus pode transformar algo que aparentemente era ruim, e trazer algum benefício, " porque uma briga entre dois irmãos é sempre ruim ", mas agora são, " duas equipes missionárias "...

Mas para entendermos melhor esta história, devemos compreender como aconteceu, e para isto precisamos voltar para a primeira viagem missionaria de Paulo e Barnabé:

E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. 
Atos 13:1-3


Passagem bem conhecida, onde nos mostra o chamado Missionário de Paulo e Barnabé. Depois de um tempo de oração e jejum, estes homens seguiram o seu chamado confirmado pelo Senhor.

Só que eles não viajaram sozinhos, levaram um companheiro nesta viajem, seu nome... João Marcos:

E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador. 
Atos 13:5


E que privilégio João Marcos teve, de trabalhar ao lado desses dois gigantes da fé, de aprender com eles, de ouvir suas mensagens, de ver os milagres que Deus realizava através da vida deles, e de ver as multidões se convertendo.

Tudo parecia muito bom, só que junto com as vitórias, vinham também as dificuldades, e na mesma proporção, porque a viagem era difícil, os inimigos eram muitos, as perseguições eram constantes e chegou um momento na viagem que:

E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 
Atos 13:13


A Bíblia não nos conta os motivos em detalhes, mas João Marcos desistiu da viagem, voltou para casa, talvez as lutas foram grandes, talvez não se sentiu o mais preparado para o tamanho da obra, ou simplesmente sentiu saudades da família e voltou correndo para casa.

Paulo e Barnabé por outro lado continuaram a viajem, e foram até o fim, com muitas dificuldades, mas superam todas, vejamos somente um exemplo:

Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. 
Atos 14:19


Paulo chegou até mesmo a ser apedrejado, ao ponto de todos acharem que ele estava morto, mas o nosso gigante na fé, não parou seu ministério, continuou pregando a palavra.

E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.
E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos. 
Atos 14:27-28


Ao terminar a viajem missionária, voltaram para sua igreja, se reuniram com ela em Jerusalém, conversaram com os Apóstolos, acertaram algumas pendências, e tudo certo, só Glória e Aleluia, até o dia em que eles resolveram voltar para as cidades aonde haviam anunciado a Palavra de Deus, e queriam saber como estavam os irmãos, até aqui tudo certo, até que Barnabé teve ideia de levar João Marcos novamente:

E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. 
Atos 15:37-38


E agora? quem está com a razão?

Paulo?

Não é justo darmos uma nova oportunidade para aquele que já nos abandonou uma vez...

Barnabé?

Vamos dar mais uma oportunidade para o moço, vai ser bom para ele, não podemos desistir dele....

E você querido leitor, que esta lendo está mensagem, quem você acha que está com a razão? Paulo ou Barnabé?

Para entendermos melhor esta passagem, vamos ver como Deus agiu na vida destes três homens de Deus ( Paulo, Barnabé e João Marcos ).

Sem julga-los por suas atitudes, mas deixando o Espírito Santo trabalhar em nossas vidas, e assim aprenderemos com este episódio, que de alguma forma poderá ser útil como conselho em algum momento em nossas vidas, pois acredite, todos nós passamos por situações parecidas. Grandes amigos se desentendem, grandes parceiros ministeriais se separam e etc....

Um escolhido por Deus chamado Saulo, mais conhecido como Apostolo Paulo:

Resumindo um pouco, para o texto não ficar muito extenso, pois sei que as vezes, só as vezes me empolgo um pouco para escrever (risos)....

Paulo foi um dos grandes perseguidores da igreja, diz a Palavra que ele consentiu na morte de Estevão, o primeiro mártir ( Atos 8 ), e ele queria exterminar a igreja da face da terra, perseguia a igreja, prendia os nossos irmãos ( atos 9 ), e como fariseu era um grande religioso, e achava que estava fazendo o que era certo, até o dia em que ele teve um encontro com o Senhor Jesus, e literalmente caiu do cavalo, a caminho de Damasco.

Depois deste encontro com o Salvador, Paulo teve sua vida transformada, se converteu, pregou a Palavra em todo o Império Romano, e se tornou um obreiro valoroso para o povo de Deus, e seus ensinamentos tem sido fonte de vida para milhares de pessoas ao longo dos séculos, porque estão registrados na Bíblia Sagrada.

Mas sabemos que isto só foi possível por que teve alguém que acreditou em Paulo, seu nome? Barnabé!!!

Um escolhido por Deus chamado José, mais conhecido como Barnabé:

Barnabé foi um homem admirável, e quando nos empenhamos em conhecer sua história, vemos o quanto precisamos que mais Barnabés se levante no meio do povo de Deus.

A primeira vez que Barnabé é mencionado na Palavra de Deus, já podemos ver o tamanho de sua fé:

Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos. 
Atos 4:36-37


A igreja de Jerusalém estava sendo perseguida, então os nossos irmãos muitas vezes tinham que ficar escondidos, eles eram perseguidos pelos Judeus, Família, Patrões, Fariseus, Saduceus, Romanos etc.

E para suprir a necessidades dos irmãos, Barnabé vendeu tudo o que tinha e deu todo o dinheiro para os Apóstolos, e isto serviu como exemplo para os fiéis, e muitos fizeram o mesmo, e desta forma igreja não tinha falta de nada.

E ele foi chamado de filho da consolação, e ninguém sabia estimular mais o próximo como Barnabé, ele acreditava no ser humano, e ajudava aqueles que estavam passando por dificuldades, sabia trabalhar com todos pelo bem da obra, aceitava as diferenças, e estimulava os dons dos irmãos, e sabia extrair o melhor das pessoas, valorizando-as e fazendo-as a acreditar em si mesmas, e o melhor levando-as para o mais perto do Senhor.

Vemos isto na vida do Apóstolo Paulo, quando ele se converteu, todos tinham medo dele, e quando Paulo foi para Jerusalém, e tentou se encontrar com os discípulos, todos o temiam, não acreditavam que ele tinha se convertido, até que Barnabé foi até Paulo e acreditou nele:

E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus. 
Atos 9:26-27


Todos nós precisamos de um irmão(a), como Barnabé, alguém que acredite em nós, que nos ajude nos momentos de dificuldade, alguém que estenda a mão e diga... Se levante, erga a cabeça, estou contigo para te ajudar nesta jornada!

Por isso repito: Precisamos de mais servos(as) de Deus com este caráter, com esta Unção.

E a história continua com um grande avivamento, em uma grande cidade chamada Antioquia da Síria, uma das maiores cidades do Império Romano.

A igreja naquela cidade estava crescendo muito, e os apóstolos enviaram Barnabé para aquela cidade, havia muitos ali que eram de Chipre, assim como ele:

E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 
Atos 11:19-24


Estou me demorando um pouco mais na história de Barnabé, por ele ser menos conhecido do que Paulo, e desta forma poderemos nos familiarizar um pouco mais com este servo do Senhor.

E lemos que ele se alegrou com a obra de Deus naquele lugar, e exortou a todos a permanecerem firmes no Senhor.

E a Bíblia diz a respeito de Barnabé: Era homem de bem, cheio do Espírito Santo e de Fé.

Só que obra de Deus naquele lugar era muito grande, estava crescendo muito e Barnabé precisava de ajuda, e ele conhecia a pessoa certa para aquele trabalho, seu nome.... Paulo!

E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. 
Atos 11:25-26


Segundo os estudiosos e teólogos, aqueles que tem um conhecimento da Palavra muito maior do que o meu, dizem que quando Paulo saiu de Jerusalém e foi enviado para Tarso para fugir, porque a sua vida corria perigo de morte, passaram-se um período de mais ou menos 13 anos, isso mesmo, você leu certo!13 anos no anonimato, escondido, e o principal.... Escondido debaixo da Sombra do Altíssimo.

E Barnabé mesmo depois de tanto tempo não esqueceu do seu grande amigo, e partiu em busca dele, porque chegará o momento de Paulo sair das sombras para a obra que Deus o havia escolhido.

Mas o que será que aconteceu com Paulo, neste anos? Será que a sua família o aceitou? acredito que não, mas durante todo este tempo ele foi guardado por Deus, e o Senhor o ensinou a andar pela fé, e o capacitou com ensinamentos que vinham do alto, e transformou Paulo num grande soldado de Cristo, com uma fé inabalável.

E Barnabé, chegou em Tarso, batendo de porta em porta até encontrar o seu grande amigo, e juntos caminharam para Antioquia da Síria, assim começou uma grande parceria para Glória de Deus.

Mas ainda está faltando João Marcos, então vamos lá...

Um escolhido por Deus chamado João Marcos:

João Marcos foi um jovem privilegiado, pois teve a oportunidade de conhecer e de trabalhar com grandes homens de Deus ( Barnabé, Paulo e Pedro ).

Nasceu em Jerusalém e viveu na época do Ministério de Jesus Cristo, e por haver uma igreja em sua casa, acredito que Jesus tenha frequentado sua casa também.

E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. 
Atos 12:11-12


A mãe de João Marcos andava com Jesus, Pedro e muitos servos de Deus frequentavam e oravam em sua casa, e desde a sua juventude ele tinha a oportunidade de ouvir Jesus, de andar com Jesus, desde pequeno já conhecia as Sagradas Escrituras.

Alguns estudiosos dizem ser possível que a última ceia de Jesus com os Apóstolos tenha sido realizada em sua casa.

João Marcos foi o primeiro a escrever um Evangelho, que por sinal leva o seu nome ( Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Marcos ), e tem um pequeno texto que só encontramos neste Evangelho:

Então, deixando-o, todos fugiram.
E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
Mas ele, largando o lençol, fugiu nu. 
Marcos 14:50-52


Interessante não acha? Quem será este jovem?... É! eu pensei o mesmo que você, o próprio João Marcos.

Como explicar esta passagem? Eu penso da seguinte forma, Judas quando traiu Jesus, estava com um grupo de soldados para prendê-lo, e estava procurando Jesus nos lugares em que Ele costuma frequentar em Jerusalém, e um destes lugares provavelmente era a casa de João Marcos, e foram até esta casa, não o encontrando foram até o Getsêmani, e o jovem Marcos seguiu os soldados com a roupa que estava dormindo um lençol, ou para ficar mais fácil a compreensão um pijama, e quando Jesus foi preso e os discípulos o abandonaram, Marcos tentou salvar Jesus, indo para cima dos soldados, mas os soldados o agarraram e rasgaram sua roupa o deixando nu, e assim ele também fugiu.

Quero terminar este estudo dizendo que os três, eram homens de Deus, e podemos aprender muito com eles.

Nesta discussão tanto Paulo como Barnabé tinham suas razões, e poderiam sim ter resolvido de uma outra maneira, sem chegar a este extremo, que foi a separação. Um diálogo com mais compreensão teria sido melhor, poderiam ter chegado a um meio termo.

Mas com quem será que você se parece mais nesta história? Faça uma reflexão...

* Será que você se parece mais com Paulo, com a sua fé inabalável?

* Ou será que você se parece mais com Barnabé, sempre acreditando no ser humano?

* Ou será que você se parece mais com João Marcos, as vezes tem vontade de desistir, quer voltar para trás, e não tem forças para continuar?

É interessante como a nossa perspectiva muda quando nos colocamos no lugar da outra pessoa não é?

Tenho a certeza absoluta que a maioria de nós, e eu me incluo também, somos mais parecidos com João Marcos, pois quando a dificuldade chega, queremos olhar para traz, queremos abandonar o barco, desistir de tudo e voltar para o conforto de nossas casas, para época que não havia compromisso com obra, e era tudo mais fácil...

Quantos obreiros estão desistindo da seara do Senhor?

Sabe do que precisamos? Barnabés!

Alguém que nos apoie, que nos dê uma segunda chance, que acredite em nosso ministério, vemos que João Marcos foi um grande obreiro do Senhor, fez um trabalho tremendo em prol do Reino Deus, escreveu até mesmo um Evangelho inspirado pelo Espírito Santo e com a ajuda do Apóstolo Pedro, tudo isto porque Barnabé não desistiu dele, assim como não desistiu de Paulo.

Servo do Deus Altíssimo, não desista, sei que não é fácil, sei como você se sente, já estive cansando e desanimado também, mas o Senhor não desistiu de mim, assim como não desiste de você, creia!Você tem muito valor para o Reino do Deus, você é único, é especial, Deus tem uma grande obra em sua vida.

E vejamos o impacto de Barnabé na vida de João Marcos… Depois de algum tempo João Marcos se tornou um obreiro de valor, e veja o que Paulo e Pedro escreveram a respeito dele:

Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o; 
Colossenses 4:10


Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 
Filemom 1:24


Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. 
2 Timóteo 4:11


A vossa co-eleita em babilônia vos saúda, e meu filho Marcos. 
1 Pedro 5:13


Tremendo não é? Até mesmo Paulo reconheceu o valor de João Marcos, falando que ele era muito útil para o ministério, Glória a Deus. 

Isto é ser Cristão, é saber deixar o passado de lado, perdoar e saber reconhecer o valor do outro, Paulo e João Marcos se tornaram grandes parceiros de ministério.

Posso até imaginar pela fé, Marcos chegando até Paulo e dizendo: Te abandonei uma vez porque era fraco, mas meu primo Barnabé acreditou em mim, e fui fortalecido, agora Paulo não te abandono nunca mais, estou contigo para o que der e vier, vou contigo até o fim, conte comigo, meu amigo irmão!

Infelizmente tenho uma teoria para Barnabé não aparecer mais nos escritos de Paulo, por não ter nenhum registro deles se acertando, se perdoando pela discussão. Está época foi muito difícil para os pregadores do Evangelho, a maioria morria como mártir de Cristo, e talvez Barnabé tenha tido este fim. Mas tenho a certeza absoluta que Paulo amava Barnabé, o respeitava, e o admirava. Tenho a certeza que Paulo agradeceu a Deus por ter colocado Barnabé em sua vida.

Que sirva de exemplo para você meu irmão, se existe alguém que você ama muito, mas por algum motivo vocês brigaram, pode ser um amigo, um familiar, um irmão(a) em Cristo, corra para se reconciliar, perdoe, seja Cristão o suficiente para se acertar com essa pessoa. Amanhã pode ser tarde demais, e você não vai querer levar esta culpa para o resto da vida vai?

Três grandes exemplos de fé, homens, humanos, com os mesmos defeitos que nós temos, com as mesma falhas que possuímos, mais que souberam reconhecer os seus erros, se levantaram e superaram suas desavenças em prol de algo maior " A OBRA DE DEUS ".

E você depois de ler está mensagem, esta disposto a superar, perdoar e seguir em frente?

Lembre-se nosso maior exemplo, abriu os braços e derramou o Seu Sangue na Cruz do Calvário para nos perdoar e nos dar uma nova vida.

E nunca se esqueça...


Jesus te ama


Claudinei Saldanha





Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...