segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A cura do paralítico de Betesda (João 5:1-9)

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
João 5:1-9



Este milagre foi realizado por Jesus em um tanque chamado Betesda, que em Hebraico significa "Casa de misericórdia".

Este tanque era muito conhecido em Jerusalém nos tempos de Jesus, pois ali havia uma multidão de enfermos que frequentava aquele lugar buscando uma cura.

Diz a Palavra de Deus que de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas, e o primeiro que entrasse no tanque de Betesda era curado de qualquer enfermidade que tivesse.

Portanto era um lugar sempre repleto de multidões esperando o agito das águas, lutando desesperadamente para ser o primeiro a entrar no tanque.

E como não era necessário ter fé, e sim ser o primeiro a entrar no tanque, algumas coisas começaram a acontecer naquele lugar.

* Havia religiosos que administravam o lugar (Jo 5:10).

* O mais importantes, e os que tinham melhores condições financeira, ficavam com os melhores lugares, perto do poço ( Jo 5:7 ).

* Quem não tinha condições financeiras ficavam distante do poço, em um dos cinco alpendres ou pavilhões .

* Era sempre a mesma coisa... em certo tempo um anjo descia, a água era agitada, e o primeiro que entrava era curado, porém uma multidão ficava sem cura.

* Havia somente a cura física, não havia um encontro com Deus.

* Segundo alguns estudiosos, existia neste lugar os "apostadores de milagres", onde se apostavam naqueles que tinham mais chance de ser curado, ou seja, aqueles que estavam mais próximos ao tanque.

Mas neste dia em especial Jesus chega no tanque de Betesda para mudar a forma de cura, para mudar o sistema, e foi ao encontro daquele que tinha menos condições.

E a Bíblia nos conta a história de um homem em especial, e que aos olhos humanos seria o último da fila a receber a cura.

Ele estava enfermo há 38 anos, durante este tempo, uma boa parte ele esteve perto do tanque buscando desesperadamente a sua cura, um homem que era perseverante, que cria com todas as suas forças que um dia ele seria curado.

Imagine a história deste homem!!!! Quando ele ficou enfermo, quando a paralisia tomou conta do seu corpo ele ouviu falar dos milagres que havia naquele tanque, e resolveu sair em busca do seu milagre.

No início alguns familiares ou amigos o ajudaram, acreditaram no seu sonho, porém o tempo foi passando e este homem acabou ficando sozinho.

Este homem presenciou muitas curas naquele lugar, viu milagres tremendo, o paralitico andou, o cego enxergou, o surdo ouviu etc.

Mas ele mesmo não conseguia receber o seu milagre, porém ele não desistiu. Muitos devem ter chegado até ele com as seguintes palavras, Desista!!!, você nunca será curado, você esta sozinho, não tem dinheiro, não tem ninguém.

Muitos enfermos chegaram para ele disse, vou embora desisto, não tem como ser curado, o sistema é falho, tem que ter nome, tem que ter dinheiro, desista também, quem é você? você não é ninguém, vá embora!!!

Mas sabe qual era a resposta daquele homem?

Daqui não vou sair, não vou desistir, EU AINDA VOU SAIR DESTE TANQUE ANDANDO, EU CREIO!!!

Por isso Jesus foi ao seu encontro, havia muitos enfermos naquele lugar, porém somente aquele homem atraiu a atenção do Mestre(Jo 5:6), e neste dia o paralítico estava como sempre, deitado em sua cama, um dia parecido como tantos outros, quando derrepente Jesus vem até ele:

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
João 5:6-7


Veja a educação deste homem, lembre-se ele não conhecia Jesus, e o chama de Senhor, uma forma educada, de respeito, reconhecendo que Jesus era alguem importante, e diz para o Senhor Jesus as suas limitações, que não tinha ninguém para o colocar na água quando esta era agitada.

E perceba que ninguém mais notou a presença de Jesus, sabe porque?

Estavam todos de olho na água!!! Esperando o anjo!!!

Mas naquele dia Jesus disse: anjo, hoje você não irá agitar as águas neste lugar, hoje eu vou fazer algo diferente....

E Jesus deu a ordem que mudou a vida daquele homem:

Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.
João 5:8-9


O dia mais esperado por aquele homem chegou, o dia que ele tanto sonhava estava acontecendo, o seu corpo foi curado imediatamente, e ele fez tudo o que Jesus disse:

Primeiro: Jesus disse "levanta-te", a paralisia foi embora e ele ficou de pé.

Hoje muitos estão paralisados, tem pernas, porém perdeu as forças para andar, e estão paralisados. Não tem sonhos, não tem projetos, não dão mais frutos, enterrou os talentos (dons).

Mas sua vida pode mudar hoje!!!

Eu creio que Deus tem um propósito a me levar a escrever esta mensagem, e te digo como homem de Deus "LEVANTA-TE", a sua vida não acabou...

Deus tem coisas novas para você!!! Tome uma posição, saia da caverna espiritual na qual você se encontra, saia da depressão, você pode ter perdido muito até agora, porém algo novo e grande Deus tem para você lá na frente, CREIA...

Segundo: Jesus disse "toma o teu leito", e ele colocou a sua cama debaixo do braço.

Toma o teu leito, disse Jesus!!! E como diz a letra de um louvor bem conhecido aqui no Brasil " o agir de Deus é lindo, na vida de quem é fiel", pois Ele trabalha como quer.

Uma ordem no mínimo um pouco estranha, pois pensa comigo, um paralitico quando é curado quer continuar empurrando sua cadeira de rodas?.

Uma pessoa que usa muletas quando é curada, quer continuar carregando as muletas?

Claro que não!!! Então porque Jesus pede para o paralítico carregar o seu leito?

Para ele nunca esquecer quem ele era, e o que Deus fez na vida dele.

Para que ele reconheça que o milagre veio de Deus.

A cama que ele estava levando representava o seu testemunho de vida, o milagre que ele iria contar a partir daquele momento, testemunhando as maravilhas que Deus fez na vida dele.

A cama, ou seja, o seu testemunho, também seria usado para impedir que a soberba, orgulho e a altivez entrassem em seu coração, pois ele veria de onde saiu.

Para quando ele pensar em ser superior aos outros, ele olharia para sua cama, e reconheceria que se não fosse a misericórdia de Deus, ele ainda estaria deitado naquele tanque, esperando um anjo para mudar a sua vida.

Da mesma forma é conosco, se não fora a misericórdia do Senhor o que seria das nossas vidas.

Não tenha vergonha de onde o Senhor te tirou, não tenha vergonha do seu testemunho, Deus te tirou do lamaçal do pecado para te fazer assentar entre príncipe e reis.

Abra a tua boca, fale do amor Deus, e conte as maravilhas que Jesus fez na sua vida.

Olhe para sua cama (passado), não para querer voltar para lá, mas para Glorificar a Deus por ter te tirado de lá.

Terceiro: Jesus disse "anda" e ele andou.

Ande meu irmão, esta é a ordem de Deus para as nossas vidas, temos que caminhar em direção a Pátria Celestial.

Aquele homem começou a andar, e logo que ele saiu daquele lugar vieram os religiosos querendo dar lições de moral por ser sábado, mas este não ligou, pois durante muitos e muitos anos aqueles homens diziam que ele nunca iria andar, chega de palavras negativas, dizia ele, eu vou obedecer o homem que me curou, e quem te curou perguntou os religiosos? Ele não soube responder, pois ainda não conhecia Jesus.

Mas aquele homem se levantou, tomou o seu leito e andou.

Veja comigo que interessante:

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
João 5:14-15


Jesus o encontrou no Templo, mas pare um pouco e pense comigo!!! Depois de ser curado aquele homem poderia muito bem ter voltado para a sua casa, para os seus familiares e amigos e ter dito para todos.... Eu não disse que iria voltar andando!!!

Mas ao invés disso ele vai até o Templo, sabe porque?

Há muito tempo ele queria entrar naquele lugar e não podia, por causa das suas limitações, ele passava em frente do Templo e sonhava com o dia em que ele iria entrar naquele lugar caminhando, com suas próprias pernas.

Quantos que estão lendo esta mensagem, um dia olharam para uma igreja e disseram, será que um dia eu vou entrar neste lugar?... ou disseram jamais vou entrar neste lugar! mas Deus te escolheu, pessoas oraram por você, e olha onde você esta hoje? Jesus é lindo.

E este homem ao invés de voltar para os seus, ele foi ao Templo cultuar ao Senhor, agradecer pela cura, agradecer pela misericórdia de Deus, mas não pela visitação do anjo, mas o próprio Deus veio ao seu encontro.

E o próprio Jesus vem novamente ao seu encontro e revela a sua identidade, e lhe da uma ordem "não peques mais".

E você já teve um encontro real e pessoal com o Senhor Jesus? Então não volte para traz, não volte para o pecado, não volte para o mundo de escravidão. Jesus quer te ver livre, liberto e transformado para ser luz do mundo e sal da terra.

Estas palavras de Jesus penetrou no fundo do seu coração, e transformou a sua vida, e diz a Palavra de Deus que ele foi e anunciou que foi Jesus que o curara.

Meu irmão(a), faça como este homem anuncie o que Jesus fez na sua vida, não tenha vergonha de contar o seu milagre, você tem muito para produzir nesta terra.

Encerro este estudo dizendo que a Bíblia depois deste dia, não mais citou o tanque de Betesda, Jesus mudou a forma de fazer milagres, agora as pessoas não precisavam mais ficar perto daquele tanque, mas se elas tivessem fé, iriam até Jesus de Nazaré e Ele curava a todos.

No tanque de Betesda somente uma pessoa era curada e de vez em quando.

Jesus curava a todos que vinham ao seu encontro, não importava o tamanho da sua enfermidade pois Ele é o médico dos médicos.

Agora não precisava mais de um tanque, mas Jesus é a própria Fonte de Agua Viva.

O Tanque de Betesda não cura mais, é só ruínas.

Jesus, Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente.

Creia, Jesus pode mudar a sua vida, assim como mudou a deste paralitico, mudou a minha e tem transformado a muitos todos os dias.

Aceite a Jesus como seu Senhor e Salvador, e viva uma nova vida cheia de vitórias.

Jesus te ama



Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...