domingo, 24 de junho de 2012

As doze portas de Jerusalém ( Neemias Cap. 3 )

Neemias estava enfrentando um grande desafio reconstruindo os muros de Jerusalém, os muros representavam proteção, segurança, algo que Jerusalém já não tinha a muito tempo, e foi necessário muito trabalho e esforço de toda uma nação para reconstruir a cidade.
 O Capitulo 3 de Neemias é muito especial, pois mostra a organização necessária para esta  grande tarefa. O Texto ensina sobre unidade, compromisso, exemplo que podemos aplicar em nossas vidas. Estudando a Palavra aprendemos que havia em Jerusalém naquela época 12 Portas para entrar na cidade, Portas grandes que também estavam destruídas, e que juntamente com os muros também precisaram de restauração.

Cada Porta tinha uma função na cidade, como também um significado espiritual para nós, desta forma podemos tirar algumas lições valiosas.

 
1. A Porta do Gado ou das Ovelhas(Ne 3:1) “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a Porta do Gado, a qual a consagraram…”

Aprendemos pela Palavra de Deus que o primeiro grupo na reconstrução dos muros foi liderada por Eliasibe que era o sumo sacerdote, o exemplo começou pela liderança, este grupo começou edificando pela Porta do gado, também conhecida como Porta das ovelhas, levava este nome porque por esta Porta passava as ovelhas que eram destinada ao altar (sacrifício).

O interessante é que esta Porta foi a única a ser consagrada, foi o ponto de inicio na reconstrução dos muros.

Diz a Palavra do Senhor:

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:9

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:14


Esta Porta nos faz lembrar de quem somos e a quem servimos, somos ovelhas e o nosso Pastor se chama Jesus Cristo, e precisamos esta com nossas vidas no altar do Senhor, precisamos que nossas vidas sejam restauradas e consagrada para o serviço do Reino.

Se por algum motivo você não tem mais ouvido a voz do seu Pastor, restaure sua comunhão com Ele, escute a Sua voz, Ele morreu por você, deu a vida por você, e ressuscitou para te dar a vitória. 

2. A Porta do Peixe - (Ne 3:3; 12:39) “E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”(Ne 3:3).

Esta Porta era usada como um local de encontro para venda de peixes, ali depois de restaurada atrairia muitos comerciante de varias regiões.

Esta Porta representa o trabalho, me faz lembrar do chamado de Pedro:

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
Mateus 4:18-20


Todos os escolhidos foram chamados para serem testemunha, o Senhor nos chamou para fazermos discípulos, para pregarmos o evangelho. 

Se você tem parado de trabalhar para o Senhor, tem enterrado seus dons e talentos é sinal que esta areá precisa ser restaurada em sua vida, se levante como diz o texto, se fortifique com suas fechaduras e ferrolhos, feche esta área para o inimigo e abre ela para Deus. 


 3. Porta Velha - (Ne 3:6)“E a Porta Velha repararam-na Joiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodias

Porta velha ou antiga tem dois significados:

Primeiro temos que deixar o nosso passado de lado, o velho homem tem que morrer para o mundo, hoje somos novas criaturas em Cristo Jesus, lavados e remidos pelo Sangue do Cordeiro.

Segundo a Palavra de Deus é imutável, apesar de sua antiguidade ela jamais fica velha, ela é sempre atual, o nosso Deus não esta interessados em novidades para atrair mais pessoas, mas sim que a sua Palavra seja pregada na sua essência, sem modismo, sem enfeites, mas na unção do Espírito Santo.

 Jeremias 6:16 diz: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas”.

A Palavra do Senhor é o nosso alimento espiritual, pois nem só de pão vivera o homem, mas de toda Palavra de Deus. Todo avivamento tem que estar centralizado na Palavra de Deus.


4. Porta do Vale(Ne 3:13) -- “A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa…”.

Esta Porta  quando restaurada e aberta dava de frente com um vale, e quando falamos de vale, falamos de lutas e de dificuldades que todos enfrentamos em nossas vidas.

Todos passamos por lutas, mas na vida do servo de Deus é um lugar onde passamos para ser aprovados por Deus.

E quando esta área esta restaurada em nossas vidas sabemos que o Senhor é conosco, e que mesmo no vale podemos Glorificar e exaltar o nome do Senhor porque a vitória a garantida.

Você que esta passando por lutas, você que esta sofrendo, faça uma analise de como esta a sua confiança em Deus, sabemos que os cristãos passam por muitas lutas no decorrer de sua caminhada, a porta é estreita, e muitas são as aflições, mas precisamos ter bom animo, Jesus venceu o mundo.

Se a sua confiança esta abalada restaure esta área, confie no Senhor se levante, restaure sua vida, busque ao Senhor, se fortaleça, o Senhor não te chamou para morrer no vale, mas passe por este vale com o Senhor, e do outro lado cante o hino da vitória.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4


Por isso precisamos analisar muitas vezes as nossas vidas, verificar onde estão as brechas, e restaura-las, para que assim possamos viver em segurança.

Jesus esta contigo e não vai te abandonar.



5. A Porta do Monturo(Ne 3:14) “E a Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém….”

Esta Porta quando restaurada era usada para a limpeza da cidade, onde o lixo era tirado e lançado no vale chamado Hinom.

Para nós hoje representa a limpeza que devemos fazer em nossas vidas, muitos tem lixo acumulado dentro dos corações, precisamos manter nossos corações puro, limpo, sem macula para que assim o poder de Deus atue em nossas vidas.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Tiago 4:8


vejamos os lixos que precisamos tirar das nossas vidas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21



Precisamos guardar em nossas vidas somente aquilo que glorifica a Deus, precisamos restaurar essa área e deixar o novo de Deus entrar que é:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22


Para ter uma vida vitoriosa precisamos do fruto do Espírito, precisamos aprender que a Bíblia não fala frutos e sim fruto, e tudo isto alcançamos quando deixamos Deus entrar em nossos corações através da presença gloriosa do Espírito Santo, que todos os dias quer nos deixar mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, que é o nosso maior exemplo.



6. Porta da Fonte(Ne 3:15) ”E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”

Esta Porta ficava próxima ao tanque de Siloé, onde Jesus curou um cego de nascença (João 9:10-11). Como o próprio nome diz próximo a esta porta havia uma fonte, uma nascente de aguas, aguas cristalinas, pura.

Sabemos que a nossa Fonte é Jesus:

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
João 7:37-38

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14


Muitos tem sofrido porque tem trocado a Fonte de vida que é Jesus, e tem procurado cisternas que não retem agua:

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Jeremias 2:13


Uma vez que você bebeu da Fonte que é Jesus não adianta você procurar outras fontes, pois a agua não terá o mesmo sabor. Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, a Fonte continua viva e do mesmo jeito, se é o teu caso volte para Jesus correndo, Ele não desistiu de você.

Jesus é Fonte inesgotável.



7. A Porta de Mifcade(da Guarda)(Ne 3:31)  “Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos netineus e mercadores, defronte da Porta de Mifcade…”

Esta era a porta da guarda, e era muito importante para segurança da cidade, nesta grande porta havia uma torre de sentinela, e ali sempre ficava de vigilância soldados prontos para qualquer ataque do inimigo.

Esta porta quando destruída deixava a cidade vulnerável para um ataque iminente, o inimigo facilmente entraria na cidade e poderia fazer um estrago muito grande.

Esta porta em nossas vidas representa o lugar onde devemos orar e vigiar:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18


Somente nos posicionando através da oração e vigilância estaremos preparados para derrotar o inimigo no nome de Jesus.

Precisamos nos posicionar aos pés do Senhor Jesus e restaurar esta área em nossas vidas, pois a batalha é grande.

Podemos aprender muito com Neemias nesta área também:

E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
Neemias 4:8-9


Neemias quando soube que o inimigo estava se levantando para destruir a obra de Deus, ele orou e colocou guarda contra eles.

Sabemos que as nossas armas não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir as fortalezas (2Cor. 10:4). Creia irmão maior é o que esta conosco, Deus esta ao nosso lado.

Se você tem dado brecha nesta área, se posicione, restaure a sua vida com Deus, não olhe para o homem, olhe para Jesus.   



8. A Porta do pátio do cárcere (Ne 3:25; 12:39)

O cárcere era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém e neste patio que levava o seu nome, os detentos saiam para caminhar e pegar sol. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32:2).

Esta porta simboliza cadeias e prisões que tentam assolar a vida dos servos de Deus, por isso temos que estar com esta área restaurada, pois esta é a  porta onde temos que manter a vigilancia:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32


Jesus é a verdade que liberta, temos que estar com as nossas vidas diante de Deus, sempre vigilantes, pois temos um adversário que não brinca em serviço, porém se estivermos firmes no Senhor e sem brecha o maligno não nos toca.


9. A Porta das Águas(Ne 3:26).


Porta das Águas era o lugar onde tinha uma corrente de aguas, aguas limpas e cristalinas. Representa em nossas vidas o nosso encontro com o Senhor Jesus, onde bebemos da agua que Cristo dá, é lugar de encontro com Deus e sua Palavra, foi o lugar escolhido pelo Sacerdote Esdras para a leitura da Palavra de Deus:

E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
Neemias 8:1-3


E este texto mostra um dos maiores avivamentos da história, onde um povo depois de viver um grande milagre, vendo a cidade restaurada, com suas muralhas levantadas, uma cidade segura e cheia de Paz, agora vive um grande avivamento, uma sede pela Palavra de Deus.

A Porta das Aguas é o simbolo do enchimento do Espírito Santo, onde adoramos e nos prostramos ao pés do Senhor.


10. A Porta dos Cavalos(Ne 3:28).

A Porta dos cavalos eram onde ficavam os cavalos usados nas guerras. Simboliza as batalhas, as lutas que enfrentamos em nossas vidas.

 A luta contra o nosso inimigo:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Como também nossa luta contra a nossa própria carne:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Aprendemos que temos que estar sempre preparado para guerra, em constante vigilancia.



11. A Porta Oriental(Ne 3:29).

Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada. Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Representa para nós a volta de Jesus:

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.
Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
1 Tessalonicenses 4:13-17


O servo de Deus tem que estar sempre aguardando a segunda vinda de Jesus, e estar preparados pois pode ser a qualquer momento:

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mateus 24:36

Este será o dia mais glorioso na vida do Cristão, se encontrar face a face com Jesus.

Maranata.



12. A Porta de Efraim(Ne 12:39).

Este nome foi dado para o segundo filho de José, que significa porção dobrada, ou duplamente frutífero:

Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".
Gênesis 41:52


Também foi o filho escolhido por Jacó como filho que receberia a benção da primogenitura:

E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manassés à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.
Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho.
Gênesis 48:13-14

Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manassés,
e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele".
Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos".
Gênesis 48:17-19


Fazemos parte de uma igreja abençoada:

A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:23-24



E fomos escolhido por Deus para sermos frutíferos, e abençoados, e com Cristo podemos todas as coisas, pois já fomos abençoados, podemos confiar, podemos nos regozijar pois temos esperança em Deus.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Isaías 61:7


Creia, edifique sua vida em Cristo Jesus, se houver alguma brecha restaure, aprenda com as Portas de Jerusalém, Deus tem grandes coisas para realizar na sua vida.

Jesus te ama.





76 comentários:

  1. A Paz do Senhor irmão. Li seu comentário e foi bênção para minha vida. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, fico feliz que o Senhor nosso Deus tenha falado contigo, Deus o abençoe, fica na Paz do Senhor Jesus!!!

      Excluir
    2. muito obrigado meu caro obreiro foi muito gratificante pra mim amem

      Excluir
    3. parabens por esta de raciocínio .....

      Excluir
    4. A paz do senhor Irmãos eu acabei de ler este texto e foi grande o ensinamento muito obrigado passarei este texto adiante.....

      Excluir
    5. Deus Seja louvado caros leitores!
      Que o Espirito Santo continue ministrando aos vossos coraçōes.

      Excluir










































    6. GOSTEI MUITO IMTERESANTE, E MUITO IMPORTANTE DEUS ABENÇOE;..

      Excluir
    7. ADEUS TE ABENÇOE ⁵MEU IRMÃO ; LINDO ENCINAMRNTO SOBRE ÀS DOZE PORTAS

      Excluir
  2. Glória a Deus por sua vida,este estudo ampliou meu entendimento sobre o significado das portas e sua importância.

    ResponderExcluir
  3. Excelente!! Deus continue lhe revelando o q está por trás das letras.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom .Que Deus continue te abençoando .

    ResponderExcluir
  5. Gloria a DEUS , muito bom mesmo... muito obrigado por tudo o SENHOR é com todos voces.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a Deus. Este estudo e uma bençao. Q Jesus continue te usando. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Tive um grande aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus, Adehil Souza, fico feliz que o Senhor Jesus tenha falado contigo! Deus te abençoe!

      Excluir
  8. Muito bommmmmmm !!! Abriu minha visão e meu conhecimento....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Juliana Ludgero, que Deus continue falando ao teu coração!

      Excluir
  9. Em primeiro lugar, a paz do Senhor Jesus Cristo e em segundo, quero parabenizar o autor deste estudo bíblico que foi claramente entendido por mim e espero que por todos que tiverem desejo de conhecer mais sobre esse Deus tão amoroso e misericordioso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Jorge Antônio, muito Obrigado pelas palavras, Deus abençoe a sua vida!

      Excluir
  10. Que O senhor deus todo poderoso continue abencoando vc sempre,e que a cada dia lhe ceda o dom da sabedoria e discernimento da palavra.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom e de grande conhecimento pra todos que quiserem estar entendendo como foi edificada a cidade de Jerusalém por Neemias a.c, paz de Cristo amado escritor.
    Sou Ev Cléber de Mangaratiba RJ cobgrego na igreja internacional Rompendo em Fé praia do saco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo Ev. Cléber.
      Obrigado por escrever. Fico feliz que mensagem tenha falado contigo. Que o Senhor continue te usando poderosamente nesta grande Seara.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  12. Obrigado, muito edificante suas palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Jainy, que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  13. Graça e Paz, amado irmão. Congrego em Duque de Caxias, RJ. Assembleia de Deus, Min. A Voz do Amor, Pr. Presid. Carlos H. Brandão. Texto muito elucidativo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz irmão Cléber.
      Deus abençoe o amado e sua família, e toda a igreja Assembléia de Deus de Duque de Caxias, e o Pastor Carlos.
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Que o Espírito Santo ministre poderosamente ao teu coração.
      E que através da tua vida o nome do Senhor seja Glorificado.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  14. Estou aqui lendo este estudo e chorando! Fui profundamente ministrada pelas suas palavras. Que o Senhor te de vida longa para que possa continuar a revelar as verdades da Palavra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Vanessa, Glória a Deus! Obrigado.
      Que o Espírito Santo continue ministrando profundamente ao teu coração.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  15. Deus o abençoe em nome de Jesus pelo estudo, gostei e aprendi com o senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Erinaldo, fico feliz em poder ajudar.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  16. Profundo esse estudo bênção continua asim 👏👏👏

    ResponderExcluir
  17. Uau! Recentemente um irmão da Argentina trouxe a história de Neemias como uma palavra profética para a Igreja, onde é necessário a reconstrução dos muros, em alicerces fortes, com base na palavra de Deus. Este estudo abriu minha visão e entendimento sobre o assunto. Glórias ao Pai! Que Ele continue ministrando ao seu coração a Sua poderosa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Mayra!
      Fico Feliz que esta mensagem tenha falado Contigo, Deus Seja louvado, e que o Espirito Santo continue ministrando ao teu coração.

      Excluir
  18. Irmão você foi mandado por Deus para edificar o nosso Espírito,e aprendermos como devemos agir na nossa vida Espiritual é muito este estudo da portas de Jerusalém,amei de coração,que Deus lhe abençoe e ilumine sua vida,que esta luz sempre resplandeça em sua vida espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Marta.
      Fico muito Feliz que esta mensagem tenha falado Contigo, que o Espirito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  19. Irmã Marta lhe agradeço por esse estudo maravilhoso de Neemias,eu aprendi muito com você,mais uma vez que Deus lhe guarde e lhe proteja de todo mal,um feliz ano novo com muita paz e amor para você e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã Marta.
      Muito obrigado Pelas palavras de carinho, e mais uma vez Feliz por ser canal de benção, através destes estudos que são feitos na direção do Senhor.
      Feliz Ano Novo para você e toda a família.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  20. Obtive um ótimo encontro aqui! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus irmão Márcio!
      Deus te abençoe.

      Excluir
    2. a paz do senhor meu amado de mas mesmo este estudo, lido aprender mas sobre a palavra de Deus e de como edificar as nossas vidas atraves deste estudo ,parabens meu amado. gostaria de receber mas sobre seus estudos se for possivel meu e-mail é ro.fam@hotmail.com que jesus cotinui te abencoando.

      Excluir
    3. Obrigado por escrever caro leitor!
      Neste Blog temos outros estudos para sua meditação.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  21. Que Deus te abençoe Claudinei!
    Muito edificante... percebo que preciso restaurar as portas em minha vida.. me ajudou muito...
    Mais uma vez Deus abençoe em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus caro leitor, fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  22. A paz reverendo...muito proveitosa e esclarecedora essa passagem de Neemias é bom saber o significado das coisas. Muito edificante, tomo a liberdade de usa-lá em minhas mensagens.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Wilson Ramos, obrigado! Fico feliz em poder ajudar!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.
      Fique na liberdade para usar este texto ou qualquer outro deste blog.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  23. Muito edificante a leitura e o significado das portas de Jerusalém para nossa caminhada espiritual.
    Sabemos que servos e servas do Senhor Jesus. Precisamos estarmos atentos e vigilantes constantemente...
    E deixar que o espírito santo revele o querer do Senhor em nossas vidas. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade caro leitor!
      Que o Espírito Santo continue ministrando aos nossos corações. E que nossas vidas esteja firmada em Cristo .
      Deus te abençoe!

      Excluir
  24. Muito bom, esse estudo, graças a Deus pela inspiração dada ao seu servo. Eu já tinha lido e ouvido bastante sobre as portas de Jerusalém, mas não tinha sido despertada para entender os seus significados, poucos dias atrás ao fazer minha leitura diária, senti curiosidade em saber mais á respeito, e fui abençoada com essa porção do ceu. GlorGl a Deus por suas maravilhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado caro leitor!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração. O significado deste texto é riquíssimo.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  25. Interessante o eterno te abençoe

    ResponderExcluir
  26. Muito bom aprendizado, gostei muito

    ResponderExcluir
  27. Gloria a Deus amei o texto edificante!!!

    ResponderExcluir
  28. Apdsj
    Que glorioso poder ler este seu entendimento muito maravilhoso, interessante que estámos estudando este ano o livro de Neemias que tem sido uma grande bênçãos para nossas vidas
    Deus Abençoe a cada dia

    ResponderExcluir
  29. Texto maravilhoso para o entendimento em nossas vidad

    ResponderExcluir
  30. Excelente esclarecimento, estava precisando aprimorar mais sobre as 12 portas.

    ResponderExcluir
  31. Muito edificante essa matéria., benção pura. Obrigada e Deus continua abençoar vossas vidas.

    ResponderExcluir
  32. Acabei de ler quando já é 04;6 da manhã
    31 de dezembro
    Amei esse estudo
    Vou ministrar no culto de virada de ano na minha igreja
    A respeito, e peguei algumas colocações.
    Obrigado por ser uma fonte de expiração

    ResponderExcluir
  33. Excelente sermão, edifica a alma de quem a lê, Deus continue iluminando sua vida meu amado 🙌🙏.

    ResponderExcluir
  34. A paz do senhor Jesus Deus te continúe abençoando

    ResponderExcluir
  35. Estudei sobre as doze portas ,aprendi muito e ainda estou aprendendo Deus abençõe.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...