domingo, 27 de maio de 2012

SALMO 73 ( O MAL DE ASAFE )

Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
Salmos 73:1


Este Salmo conta a história de um homem de Deus chamado Asafe, que teve a oportunidade de estar ao lado do rei Davi, e assim como ele tinha a essência de um adorador, alguem que compôs Salmos que estão registrados na Palavra de Deus (Salmo 50, e os Salmos 73 à 83 ).

Um homem que tinha tanta comunhão com Deus que verdadeiramente podia falar "bom é Deus para com Israel", o Rei Davi colocou Asafe como líder do louvor, e ele tinha a responsabilidade de organizar o louvor no Santuário de Deus, para que estes estivessem louvando a Deus 24 horas por dia.  

Então Davi deixou ali, diante da arca da aliança do SENHOR, a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante a arca, segundo se ordenara para cada dia. 1 Crônicas 16:37.

Todos conheciam Asafe como exemplo de caráter e compromisso com Deus, e o que impressiona são os números pois só de levitas que tocavam instrumentos eram 4.000. E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.1 Crônicas 23:5.

Nestes números vemos o tamanho da responsabilidade sobre a vida de Asafe.

Diz a Palavra de Deus que quando o Rei Davi estava trazendo a Arca para Jerusalém Asafe foi um dos escolhidos para louvar a Deus.

E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.
Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías.1 Crônicas 15:16-17

E também vemos Asafe louvando a Deus com Címbalos. E os cantores, Hemã, Asafe e Etã, se faziam ouvir com címbalos de metal;1 Crônicas 15:19

Diz uma história judaica, que na época em que o Rei Davi estava trazendo a Arca para Jerusalém, dançando e se alegrando com a multidão, Asafe transpôs a barreira e começou a dançar junto com o Rei, porque a alegria de estar na presença de Deus era muito forte em sua vida. Aprendemos também que depois do Rei Davi, Asafe foi o que compôs o maior número de Salmos.

Mas vemos que algo aconteceu com Asafe, mesmo depois de tantas experiências, ele quase se afastou do Senhor, vejamos o que diz a Palavra:

Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Salmos 73:2-12


Asafe nos conta que ele quase se desviou dos caminhos do Senhor, seus pés estavam quase escorregando, e um dos motivos foi que ele olhou para os ímpios, pessoas que não respeitavam a Deus, que não obedecia Seus mandamentos, e ainda por cima zombavam de Deus.

Asafe ficou com inveja porque muitas vezes viam essas pessoas prosperando, e não precisavam se esforçar tanto como os outros trabalhadores, eram soberbos, violentos, olhos maldosos, coração gananciosos, mesmo tendo muito sempre queriam mais. Esses ímpios eram pessoas corrompidas, que oprimiam os pobres, falavam coisas arrogantes, inclusive contra Deus, essas pessoas zombavam de Deus e ainda prosperavam e aumentavam suas riquezas.

Asafe olhando e analisando estas pessoas, começou a se afastar de Deus, Asafe conhecia muito bem o Salmo 37 escrito pelo Rei Davi que dizia: Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.Salmos 37:1-2.
Mas havia um sentimento dentro de Asafe, que naquele momento estava impedindo de olhar para a direção certa, e podemos aprender muito com este Salmo, pois muitos passam por situações semelhantes.

Muitos hoje estão se afastando do Senhor porque tem olhado para o mundo, muitos tem sido seduzidos pelas riquezas mundanas, tem sentindo inveja das riquezas do mundo, e muitos estão na igreja, porém o seu coração esta do lado de fora. Cuidado!!! preste atenção!!! vejamos a continuação do Salmo:

Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Salmos 73:13-16


Olhando para o mundo Asafe chegou a uma conclusão errada, assim nos dias de hoje ainda tem muitos que pensam da mesma maneira, eles dizem "em vão tenho purificado o meu coração", quantos já disseram, para que orar tanto, por que ir tanto a igreja, a minha vida antes parecia mais fácil, não tinha tantos problemas, em vão tenho servido ao Senhor. Meu irmão misericordia, como pensar uma coisa dessas, a maior demonstração do amor de Deus por nós, foi dar seu Filho amado para morrer por nós na cruz do Calvário.

Temos que tomar cuidado com alguns ensinamentos que existem por ai, porque nem todos os que estão na igreja serão ricos financeiramente, terão carro zero ou importado, terão uma casa de 1 milhão de reais, viverão ricos e cheio de fartura, nunca ficarão doentes. Temos que ter em mente que o nosso pais Brasil se divide em:

As seguinte classes de renda:

A1= Renda familiar mensal R$ 14.550,00
A2= Renda familiar mensal R$ 9.850,00
B1= Renda familiar mensal R$ 5.350,00
B2= Renda familiar mensal R$ 2.950,00
C1= Renda familiar mensal R$ 1.650,00
C2= Renda familiar mensal R$ 1.100,00
D= Renda familiar mensal R$ 750,00
E= Renda familiar mensal R$ 410,00

A classe C hoje é a maior do Brasil, ou seja ganham até 1.650R$, temos que ter os pés no chão, para não sermos enganados, creio que o Senhor supre as nossas necessidades, Ele nos sustenta todos os dias, e não é dando todo o seu sustento para a igreja que você vai se tornar rico, temos que ser ofertante e dizimistas é Bíblico, porém te aconselho também a estudar, se preparar profissionalmente, fazer um bom curso, a se destacar no seu trabalho, se aperfeiçoar, chegar no horário, parar de faltar, ser o melhor funcionário possível, principalmente porque você é servo do Senhor e tem que ser exemplo.

Até mesmo para nós ministros do evangelho, temos que ter a consciência que nem todos teremos uma igreja com 5.000 membros ou mais, nem todos teremos programas em televisão, ou pregaremos em estádios lotados, mas não importa o tamanho do seu ministério, Deus vai analisar o seu coração e as suas mãos, não desanime na obra do Senhor, o que Deus colocou em suas mãos faça com diligência, compromisso, amor, principalmente com muita santidade e oração, O SEU TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR.

Asafe disse que em "vão lavou as mãos na inocência", neste caso quando a palavra de Deus fala sobre mãos esta falando de trabalho, santidade, mãos limpas que não se contaminou com o pecado, Asafe chegou a pensar que tudo o que ele fez em prol da obra do Senhor foi em vão, até que este Salmo da um giro de 360 graus, vejamos:

Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
Salmos 73:17-22


Magnifico, tremendo, glorioso, Deus com seu infinito amor começou a transformar o entendimento do seu servo, diz o Salmo "até que entrei no santuário de Deus". Mas espere um pouco, todos os dias Asafe estava no Santuário de Deus, todos os dias ele organizava o trabalho na casa do Senhor, ele escolhia os hinos que seriam tocados, ele organizava os levitas, orava, mas aquele dia foi diferente, porque?

Porque ele entrou com o seu coração aberto na presença de Deus, até então, durante algum tempo, que podemos chamar de "crise existencial", quando ele entrava no Santuário ele olhava para as casas dos impios, ele via a falsa alegria em suas casas, e quando ele voltava para o seu lar ele fazia uma comparação entre a sua casa e a casa dos impios, ele via a sua aflição, talvez a esposa doente ou um de seus filhos, e isso fazia com que o seu coração se fechasse para Deus. Asafe como levita conhecia a Palavra que dizia:

Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão.
Por isso não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhes tem dito.
Deuteronômio 18:1-2


Talvez por algum tempo Asafe queria viver como as demais tribos de Israel, queria ter uma boa casa, queria ter um trabalho comum longe do templo, e esqueceu da benção maior que dizia "O Senhor é a sua herança", por mais que o mundo la fora tinha posses e riquezas, o Senhor era a herança de Asafe,o Senhor era o maior presente de Asafe, porque ele fazia parte de uma tribo que fora separada para servir e adorar ao Senhor.

Quantas vezes não passamos por situações semelhantes, somos ricos porque temos Deus ao nosso lado, mas nos sentimos pobres. Somos alegres porque a alegria do Senhor é a nossa força, mas nos sentimos tristes. Somos fortes porque o Senhor é a nossa força, mas nos sentimos fracos.

 Mas neste dia foi diferente, ele rasgou o seu coração na presença de Deus, e passou por uma transformação, um avivamento começou a correr dentro do seu coração, sabe queridos leitores o nosso inimigo o Diabo esta tentando drenar as nossas forças através de mentiras, ele quer te entristecer e te impedir de ir a casa de Deus. Mas creia Deus fala contigo no Santuário, quando você esta na presença de Deus e o seu coração esta aberto, o mover do Espírito Santo traz um renovo, traz um avivamento, creia, mas para isso você entrar no Santuário de Deus.

Talvez como Asafe você esta sempre na igreja, mas algo aconteceu, e a alegria já não é a mesma, parece que o céu se fechou e Deus não fala mais com você, parece que os louvores estão diferentes, e talvez você já tenha se questionado "será que vale a pena estar na igreja?". Eu te digo vale a pena, Deus é o mesmo, a Palavra é mesma e os louvores são os mesmos, Deus quer trabalhar grandemente na sua vida abra o seu coração, pare de procurar uma resposta exterior, olhe para dentro de você, deixe o Espírito Santo tirar toda a tristeza e angustia, pare de olhar para o homem, olhe para Jesus. Faça como Asafe "até que entrei no Santuário de Deus". Asafe continua:

Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Salmos 73:23-24


Asafe glorificou a Deus, e agradeceu por estar continuamente na presença do Senhor, reconheceu que Deus o segurava pela mão direita e estava lhe guiando, e principalmente Asafe reconheceu e creu que Deus o receberia na Glória, tudo que ele passava aqui nesta terra não se comparava com a glória futura que estava por vir.

Continuando:

Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Salmos 73:25-26


Asafe reconheceu o poder da promessa de Deuteronômio 18:1-2, reconheceu a grandeza de ter o Senhor como herança. Asafe saiu naquele dia do Santuário com o seu coração renovado, fortalecido pelo Senhor, havia uma alegria tão grande sobre sua vida, que mudou a sua forma de ver o mundo. Quando ele caminhava para o Santuário, era o mesmo Santuário, quando ele voltava para o seu lar ele via os mesmos impios, quando ele chagava na sua casa era a mesma casa, eram as mesmas pessoas, era tudo igual, mas então o que mudou?

Mudou o seu relacionamento com Deus, ele estava se distanciando de Deus, mas depois daquele culto ele se aproximou novamente de Deus, sua visão já não estava nos problemas, nas dificuldades, sua visão já não estava nos homens e nos impios, MAS SUA VISÃO ESTAVA EM DEUS.

Da mesma forma tem que ser nas nossas vidas, nossa vida tem que estar em Deus, nossa visão tem que estar em Deus, Ele quer ter comunhão conosco, quer nos revelar a Sua vontade, nos guiar pela mão direita, conduzir os nossos passos e nos direcionar para uma vida de vitórias em vitória, porque Deus é "a nossa porção para sempre", muito melhor do casas e carros, muito melhor que dinheiro, fama e saúde. Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti Salmo 73:25.

Lembremo-nos das Palavras de Jesus:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Asafe termina dizendo:

Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.
Salmos 73:27-28


Asafe reconheceu o fim dos impios, e teve a certeza que a salvação estava em Deus, como Asafe se aproxime mais de Deus, põe no Senhor a sua confiança, seja um testemunho vivo do poder de Deus, deixe o Senhor Jesus transformar a sua vida, Ele pode e quer te abençoar!!!

Asafe continuou o seu ministério no Santuário no reinado do Rei Davi, e depois teve o privilégio de estar na inauguração do Templo construído pelo Rei Salomão:

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).
E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus.
2 Crônicas 5:12-14


Quero terminar esta Palavra dizendo que o melhor de Deus ainda esta por vir, permaneça firme e constante na obra de Deus, vença a frieza espiritual, o medo as duvidas, se entregue ao Senhor, creia vale a pena servir ao Senhor, se encha do Espírito Santo e viva a cada dia mais para Deus, se santifique recuse o mundo e os seus deleites, abandone o pecado.

Asafe depois de alguns anos teve a o oportunidade de estar na inauguração do Templo como o líder do louvor, a Glória do Senhor encheu aquela casa e com certeza a vida dele também, e Asafe viveu o melhor de Deus porque não desistiu e não se afastou do Senhor.

Fique firme, repito O MELHOR DE DEUS AINDA ESTA POR VIR!!!

Melhor é o fim do que o começo!

Jesus te ama
 
Pb. Claudinei Saldanha 

64 comentários:

  1. muito bom!...Há poucas pessoas que falam sobre Asafe!E com frequencia vemos seu nome junto aos Salmos
    Parabéns!
    Suely
    http://sbertoncini.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã, podemos aprender muito com a vida e com os Salmos deste servo de Deus!!!

      Excluir
    2. Amém, que Deus abençoe grandemente .

      Excluir
    3. Parabéns pela interpretação do Salmo 73, que Deus continue a te usar poderosamente em suas mãos dando-lhe mais e mais inspirações para postagens omo estas!

      Excluir
    4. Obrigado caro leitor!
      Amém... Eu creio!
      Deus te abençoe.

      Excluir
    5. ...O melhor de Deus ainda esta por vir, permaneça firme e constante na obra de Deus, vença a frieza espiritual, vença o medo as duvidas, se entregue ao Senhor, creia vale a pena servir ao Senhor, se encha do Espírito Santo e viva a cada dia mais para Deus, se santifique recuse o mundo e os seus deleites, abandone o pecado.

      Excluir
    6. Linda a história de Asafe . Não conhecia, que assim como Asafe permanecemos firmes na fé.

      Excluir
    7. Texto muito bom, muito bom o aprendizado, Porém o melhor de Deus já veio e se chama Jesus Cristo!

      Excluir
    8. Amém Palavra mto edificante, Deus falou comigo, sempre atuei na igreja como ministro do louvor, o que me levou tbm ao presbítereo pois tenho tbm aptidão para palavra...mas não me veem pra mais nada, quando não canto não faço mais nada, e isso tem me incomodado, desanimado 🥴

      Excluir
  2. Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ***Lucy***
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    P.S. Deixo o convite para visitar outro blog, com mensagens abençoadoras, polêmicas, porém ricas de entendimento.
    Acesse:

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor! Parabéns pelo seu blog, ele é muito edificante. Que Deus continue a te iluminar através de postagens que edificam vidas! Já estou te seguindo e espero sua visita, comentário e seguimento em meu blog. O endereço é: http://adjardimpaulistaalto2.blogspot.com.br
    Em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão, a Palavra de Deus é fonte de vida, vou te seguir no seu blog também. Paz!!!

      Excluir
  4. a maneira como você coloca o exemplo de asafe é maravilhoso, isso me fez refletir que nestes últimos dias vários asafes da igreja não só tem se amargurado com a riqueza dos impios, mas infelizmente também com o sucesso do minstério de seu irmão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, que o Senhor tenha misericórdia... A inveja é um sentimento horrível, precisamos estar sempre firmes aos pés do Senhor Jesus e ser humilde...

      Excluir
  5. muito bom que Deus continue te abençoando,que comentario maravilhoso,profundo estudo sobre asafe

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa explicação do Salmo!!

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor! Parabéns pela reflexão, afinal de contas quem nunca esteve no lugar de Asafe, e se entristeceu por causa dos ímpios?! Abraço e sucesso em seu Ministério!

    ResponderExcluir
  8. A Paz do Senhor Jesus Antonio! É verdade nos identificamos muito com Asafe, mas o nosso Deus é bom e coloca Paz no nosso coração... Abraço, que Deus abençoe grandemente a sua vida.

    ResponderExcluir
  9. Essa mensagem me alegrou o meu dia, me deixou muito alegre e emosionada e uma mensagem do Senhor é linda a mensagem do Senhor

    ResponderExcluir
  10. A paz do senhor,irmão,um pregador citou sobre Asafe la na igreja,e eu ,como a maioria da igreja nunca ouvimos a historia de Asafe,eu,sendo essa cristã curiosa em relação a palavra de Deus,vim pesquisar sobre, realmente e um historia edificante,pois ja fui uma "Asafe"da vida,ja quase cair, olhando para oque esta la fora, mais a Misericórdia de PAPAI é infinita,e nos sustenta, então quero te parabenizar pelo seu intuito de compartilhar conosco algo tão Edificante. Fique Na santa paz !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Drika, obrigado por compartilhar um pouco da sua história, Deus te abençoe, e que você continue firme neste caminho.

      Excluir
  11. Louvado seja o nome de Deus. Pois usou vc como vaso pra edificar minha vida.Pois eu estava como Asafe olhando e desejando o externo do ímpio.Mas o Senhor na sua bondade e misericórdia troca está palavra.Agradeço a Deus por tua vida irmão e que continue te usando em todo tempo e lugar.Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Barbara, continue firmado na Rocha que é Cristo, Deus é tudo que precisamos.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  12. irmão isso não foi um estudo nem um esboço foi uma profecia para cada um leitor DEUS o abençoe e te abençoe e te guarde amém e amém por tua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Haroldo, Deus te abençoe poderosamente e que o Espírito Santo continue falando contigo.

      Excluir
    2. VERDADE,ESTOU NESTA SITUAÇÃO,EU TENHO LOUVADO O SENHOR,MAIS AS VEZES,SÃO LUTAS ,DIFICULDADES,MAS AS PPROMESSAS DO SENHOR SÃO ETERNAS

      Excluir
    3. Verdade irmã, permaneça na fé, com certeza a tua vitória Vai chegar...
      Deus é fiel...
      Deus te abençoe.

      Excluir
  13. Glória Deus por esta palavra... estava eu orando e pedi a palavra do Senhor e veio salmos 80, título tem o nome de Asafe ai pesquisei, é neste blog fui edificado em espírito e no conhecimento. Estou muito feliz por isto. Glória Deus pela sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glorificado e exaltado seja o nome do nosso Deus! Fico feliz caro leitor, que o Espírito Santo continue falando fortemente ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  14. Texto maravilhoso!!
    Ouvi na minha igreja uma pregação falando sobre Asafe, e não o conhecia, então resolvi pesquisar.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmã,
      Que bom, fico feliz que está mensagem tenha te ajudado.
      Que o Espírito Santo continue falando contigo!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  15. ...Quero terminar esta Palavra dizendo que o melhor de Deus ainda esta por vir, permaneça firme e constante na obra de Deus, vença a frieza espiritual, vença o medo as duvidas, se entregue ao Senhor, creia vale a pena servir ao Senhor, se encha do Espírito Santo e viva a cada dia mais para Deus, se santifique recuse o mundo e os seus deleites, abandone o pecado.

    ResponderExcluir
  16. A PAZ IRMÃO VISITEI SEU BLOG,ESTAVA PRECISANDO LER SOBRE ASAFE,ESTOU PASSANDO MAIS OU MENOS PELO QUE ELE PASSOU,MAIS BOM SABER QUE TEMOS A RECOMPENSA MAIOR ,QUE É PASSAR A ETERNIDADE COM CRISTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade irmã, esta é a nossa maior vitória...
      Fico Feliz que esta mensagem tenha falado Contigo!
      Deus te abençoe

      Excluir
  17. Que bênção, nós ministrados na EBD sobre esse salmos, e próximo domingo nós vamos falar novamente.
    Vou aproveitar esse estudo para complementar minha aula.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Abimael, fico feliz em poder ajudar!
      Que a sua ministração seja uma benção, e vidas sejam edificadas para Glória de Deus!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  18. muito boa essa explicação da palavra de Deus,aprendi muito,que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus Rosilene...
      Fico feliz que está mensagem tenha falado contigo!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  19. Gostei muito dos comentários sobre Asafe e as citações, mas discordo quando fala que o melhor de Deus está por vir. O melhor de Deus é Cristo, que Deus já deu por Salvador do mundo. Não há nada melhor do que Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Jobson!
      Verdade o melhor de Deus é Cristo, nosso Salvador! E o nosso Deus pode fazer mais do que pensamos, sonhamos e imaginamos.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  20. muito bom esse estudo que Deus te ilumine sempre e te der vitoria..amém

    ResponderExcluir
  21. Só agora li, excelente estudo, maravilhoso.

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigado pela apalavrachegou na minha vida na hora certa Deus sabe de todas as coisas.pr.Valdemir Marques

    ResponderExcluir
  23. Amém! Essa palavra veio de esperança para mim hoje , na verdade eu estava somente procurando onde falava na biblia , e acabei lendo o que eu precisava ... pois só Senhor sabe como penso em desistir , pq enquanto eu busco a Deus renunciou minhas vontades , as pessoas que estão se rolando no pecado ," vivem melhor que eu, até mesmo zombam de Deus , da palavra do Senhor " não tenho vergonha de dizer isso , até pq muitos se sentem assim , o diabo realmente quer que acreditamos que aqueles que estão nas vontades dele, vivem melhor que nois... eu sei o pq falo isso , mais novamente eu falo obedecer e melhor que sacrificar , as vzs acontece mesmo conosco ,como comigo , o que Asafe estava passando , mais o temor do Senhor e a obediência nos trás recompensa...

    ResponderExcluir
  24. Que explicação maravilhosa estava lendo o texto e resolvi pesquisa mas sobre Asafe, e aprendi bastante 😁😆

    ResponderExcluir
  25. Deus abençoe por esta mensagem, pois veio de encontro ao meu coração.
    🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Já li em outro lugar que que Deus deixou Asafe passar 5 dias no inferno para mostrar pra ele o que aqueles ímpios que ele invejava iria passar pela eternidade, depois quando Asafe entrou no santuário de Deus ele se arrependeu de todo coração por se afastar de Deus...

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...