terça-feira, 1 de maio de 2012

Jesus e a mulher samaritana ( João 4:9-10 )

Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 4:9-10




Vemos nesta passagem Bíblica o amor de Deus, e o quanto Jesus se importava com as pessoas independente de sua situação ou da sua nacionalidade, e este amor transpondo barreiras e quebrando tradições.

Aprendemos no contexto histórico desta passagem, que na maioria dos casos quando um judeu precisava ir para galileia eles evitavam ao máximo pegar o caminho mais curto que era passar pelas regiões de Samaria, eles preferiam atravessar o Jordão e andar quilômetros a mais e costear Samaria pelo deserto do que entrar nesta região, tamanha era a hostilidade entre estes dois povos.

Mas em João 4:4, lemos:

E era-lhe necessário passar por Samaria.
João 4:4


Porque era necessário Jesus passar por Samaria? 
Era necessário porque nosso Senhor sabia que naquela cidade havia uma pessoa que precisava ter um encontro real com Deus, e Jesus era assim, muitas vezes Ele ia de encontro a uma única vida preciosa aos olhos de Deus.

Jesus chegando em uma cidade chamada Sicar, ficou junto a um poço muito conhecido na região por ter sido cavado pelo patriarca Jacó, e enquanto os discípulos foram a cidade comprar comida, Jesus cansado do caminho ficou aguardando junto ao poço.

Nesta passagem aprendemos o amor de Deus:

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:6-8


Jesus sendo Deus não precisava se cansar, não precisava ficar com fome ou sede, não precisava ser açoitado, não precisava ser espancado e também não precisava ser morto em uma cruz.

Então porque Ele fez tudo isto? Por amor!!!! Por amor a você, porque Ele sabia que somente através deste sacrifício de amor, somente através do seu sangue poderíamos ser salvos, e se não fosse por causa deste amor já estaríamos condenados.

Voltando ao estudo:

E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
João 4:6-7


O que me chama a atenção nesta passagem é que esta mulher foi tirar água em um horário muito ruim por volta do meio dia, e o melhor horário para se tirar água era de manhã ou no final da tarde, horário em que o sol estava mais fraco, mas esta mulher foi ao meio dia, horário em que o sol estava mais forte.

Outro detalhe que me chama a atenção é que esta mulher estava sozinha, geralmente as mulheres iam juntas, reuniam-se as vizinhas e amigas nas primeiras horas do dia ou no final do dia, e juntas iam tirar água, mas a mulher samaritana estava sozinha, porque?

Porque esta mulher não era bem vista na cidade, ela não tinha um bom testemunho, não tinha amigos, as mulheres da cidade a evitavam, e com certeza diziam... Eis ali a roubadora de maridos!!! imagina o vazio que havia naquela mulher, desprezada, sozinha com certeza era uma mulher que precisava de um encontro com Deus. Mas o que esta mulher não sabia era que aquele dia iria mudar a sua vida para sempre, parecia mais um dia qualquer... Mais um dia de sofrimento, um dia de angustia, ela viu que todas as mulheres da cidade já haviam retornado com seus cântaros cheios de água, e agora ele podia ir retirar água para seus serviços domésticos.

E la vai a mulher samaritana tirar água, e quando ela chega junto ao poço, ela vê que tem um homem judeu por perto, e ao se aproximar do poço, Este diz dá-me de beber.

A mulher indignada lembra da briga dos judeus e samaritanos:

Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
João 4:9


Talvez ela tenha pensado, só me faltava isto, já não me basta os problemas que enfrento agora um judeu me pede água... Mas ela não sabia que aquele judeu era diferente!!! Aquele judeu queria transformar a sua vida, e no decorrer do texto bíblico Jesus vai se revelando para ela de uma forma linda, mostrando para ela que Deus a amava, e aquele homem era o próprio messias que vinha ao encontro dela.

A iniciativa de um dialogo partiu de Jesus, da mesma forma Deus trabalha conosco, sempre a iniciativa parte de Deus, a iniciativa para nos abençoar, a iniciativa para transformar as nossas vidas.

Naquele instante ela passou a ter um encontro face a face com o Senhor Jesus.
Sabe irmãos também precisamos ter este encontro com Jesus, momento de ficar a sós com Deus, de falar para Ele das nossas dores, dos nossos temores, das nossas duvidas, e deixar o Espirito Santo trabalhar em nossos corações, onde precisamos ser transformados por Deus.

Jesus diz:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 4:10


Jesus se apresenta para aquela mulher como o dom de Deus, um presente enviado para abençoar a vida dela. Jesus para nós, é o nosso maior presente dado por Deus. Deus conhecia aquela mulher e mesmo quando todos a rejeitavam Deus estava ali na frente dela estendo as mãos. Jesus se revelou como água viva para aquela mulher, e para nós é da mesma forma, somente Jesus pode transformar o nosso vazio interior em manancial de água viva.

Mas aquela mulher ainda não conseguia enxergar o tamanho do milagre que estava na frente dela, e começou a ver dificuldades físicas, falando que o poço era fundo e Jesus não tinha com que tirar água, a visão dela ainda estava nas coisas da terra, mas a visão de Jesus estava nas coisas do céu. Deus quer nos dar a salvação, as coisas da terra são superficiais, mas as do céu é eterna.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:13-14


Que revelação tremenda que Jesus estava dando para aquela mulher, Ele estava dando a oportunidade para ela nunca mais ter sede das coisas do mundo, a sede espiritual que ela tinha por causa da religião vazia e sem vida. Agora ela tinha a oportunidade de encontrar um caminho que levava direto para Deus, e era através de Jesus que iria suprir sua sede de Deus, uma fonte que jorra para vida eterna.

Creia queridos irmãos, uma vez que bebemos desta fonte chamada Jesus, nós nunca mais teremos sede, pois temos dentro de nós há uma fonte que jorra para vida eterna, e esta fonte nunca fica vazia, sua quantidade é ilimitada.

Vemos também neste texto a paciência de Jesus, pois a mulher não estava entendo o tamanho da revelação, até que Jesus diz:

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
João 4:16-19

Neste ponto da história Jesus revela que conhece a vida daquela mulher, e também nos mostra porque ela estava sozinha naquela fonte, ela já fora casada cinco vezes, e agora estava com um sexto homem, e na cultura judaico-samaritana o divórcio sempre partia do marido, então aquela mulher fora humilhada publicamente cinco vezes, ninguém dava valor para aquela mulher, mas Jesus queria mudar a história dela.

Pare para pensar comigo só por um instante no amor de Deus, como Jesus é maravilhoso, enquanto todos olhavam para aquela mulher com desprezo, Jesus a olhava com amor, vemos até mesmo em outro texto, como a sociedade judaica desprezava os leprosos, mas Jesus estendia a mão e o tocava dizendo "Eu quero se limpo".

Hoje não é diferente, há vidas lá fora no mundo que aos olhos humanos não tem mais jeito, que hoje estão sendo desprezadas, que estão no fundo do poço, mas que através do olhar de Jesus, que tem o amor maior do mundo, esta dizendo!!! EU QUERO TRANSFORMAR A SUA VIDA, MESMO QUE TODOS TE REJEITEM, EU TE AMO!!!

Depois disto aquela mulher quer entrar em uma discussão religiosa sobre o local mais apropriado para adorar a Deus e Jesus diz:

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
João 4:21-24


Deus esta procurando verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade.

Em espírito, porque a adoração não é algo somente exterior , mas primeiro vem de dentro, vem do coração, adoramos a Deus não por aquilo que Ele pode dar, mas por aquilo que Ele é, e Ele é digno de toda adoração, Ele é digno de todo louvor, Ele é digino de toda Glória.

Em verdade, porque a adoração tem que ser verdadeira, não é algo mecânico, ensaiado e superficial. E também é em verdade porque tem que ser de acordo com a Palavra de Deus, a Bíblia é o nosso padrão, o nosso manual de fé, se sair da Palavra não é verdadeiro.

A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
João 4:25-26


Algo tremendo acontece quando Jesus se revela como Messias para a mulher, diz a Palavra que ela largou o cântaro, reconhece Jesus como Salvador, e corre para cidade que a desprezava, e chama todos para ir se encontrar com Jesus.

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
João 4:29-30


A transformação na vida desta mulher foi total, enquanto Jesus conversava com ela, a sua vida estava sendo transformada, e agora nós vemos uma evangelista pregando a Jesus, uma mulher que aceitou a Jesus e sai contanto para todo mundo o que Jesus fez em sua vida.

Esta mulher não fez nenhum curso de evangelismo, mas mesmo assim ela saiu contanto de Jesus para todo mundo, sabe porque? Porque quando somos transformados por Deus, temos que anunciar as maravilhas de Jesus, e somos um testemunho vivo do poder de Deus.

Deus quer te usar muito nesta terra, porque assim como esta mulher teve um encontro com Cristo, você também teve.

E se você ainda não teve este encontro, não perca tempo Jesus te ama, Ele quer se revelar para você também, Ele quer te dar água viva, água que jorra para vida eterna, abra o seu coração, aceite-o como seu Senhor e Salvador, procure uma igreja que pregue a verdade ( Palavra de Deus ), e tenha um encontro real e pessoal com o Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Jesus te ama

Claudinei Saldanha




16 comentários:

  1. Obrigada irmão , o senhor falou fortemente comigo ! Te agradeço por interpretar tão bem a palavra do pai 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em poder ajudar, caro leitor!
      Deus te abençoe sempre.

      Excluir
    2. Amei, foi explicado muito bem.❤️❤️❤️🕊️🕊️🕊️

      Excluir
  2. Respostas
    1. Que bom irmã!
      Que o Espírito Santo continue falando contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Deus seja louvado!
      Que o Espírito Santo continue ministrando ao teu coração.

      Excluir
  4. Amei maravilhoso a forma como descreveu o texto!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!
    Divinamente muto bem explicado...
    Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pastor. Aprendi bastante
    Agora já posso passar para os alunos no domingo na escola dominical.

    ResponderExcluir
  7. Estava dormindo o pai me levantou pra fala algo com migo nessa madrugada então vir abri nessa palavra e recebi prá mim que ela verdadeiro ouvi a palavra do pai eterno.obrigado pai por tudo que o senhor faz na minha vida sou a agradecer.

    ResponderExcluir
  8. Aleluia. Uma bela e maravilhosa revelação. Deus continuiar a te usar poderosamente neste ministério. .amém.

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão eu acredito que na análise desse texto Jesus se refere ao marido como (homem )
    E não senhor(deus )como alguns interpreta vc tem algo no seu blogue ..com esses esclarecimento ..porque há uma teimosia por parte de alguns. .onde congrego

    ResponderExcluir
  10. Muito tocante ,deixa Deus continar trabalhando na sua vida

    ResponderExcluir
  11. Acredito que neste texto, Jesus não estava preocupado com o marido, com os Samaritanos ou até mesmo com os Judeus, más sim em se mostrar para aquela mulher que Ele Jesus é o próprio Deus, que pode lhe conceder a vida eterna, e perdoar seus pecados.
    Não só dela mais de tudo povo Samaritano.
    Dc. Levi Braga (PIB em Vila Camorim Queimados.

    ResponderExcluir
  12. Deus mostrou nesse encontro com a samaritana que ele ama incondicionalmente,independentemente de quem seja, pobre ou rico, homem ou mulher é principalmente sendo pecador,desprezado, discriminado, pois foi para essas pessoas que ele veio ao mundo, com o objetivo de mostrar o seu amor sem preconceito. Jesus morreu numa cruz por mim e por você, seu amor por nós é IMENSURÁVEL, obrigada senhor pelo seu amor por nós. Obrigada Nei por nos trazer uma interpretação tão real do amor de Deus.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...