sábado, 7 de janeiro de 2012

A torrente das águas purificadoras (Ezequiel 47:1-12)

Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.
E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.
E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.
Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.
E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.
Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde Engedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.
Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.
E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.
Ezequiel 47:1-12


A Palavra do Senhor em Ezequiel 47:1-12, nos ensina muitas coisas que podem servir de orientação para as nossas vidas.

O Profeta Ezequiel foi um grande homem na presença do Senhor, mesmo vivendo numa época muito difícil onde fora levado cativo para uma terra estranha, ele permaneceu firme e com sua sua fé inabalável.

E por causa desta comunhão com o Senhor, ele teve muitas experiências com Deus e recebeu revelações da parte do Senhor, e de todos os profetas da Bíblia poucos tiveram tanta comunhão com o Espírito Santo como este servo.

Neste texto o profeta Ezequiel teve uma visão sublime de Deus, onde lhe é mostrado um Templo, e logo na entrada Deus lhe mostra que debaixo do umbral saia uma corrente de água, e meditando nesta passagem o Espírito Santo me leva a crer que estas águas estão disponíveis para as nossa vidas hoje, as aguas neste texto fala fortemente sobre purificação, restauração e cura.

Todos nós precisamos ser transformado pelo Senhor, deixar o velho homem, a velha natureza.

Nesta passagem Senhor o fez andar pelo Templo, como vemos nos versos 1 e 2 e em todo lugar que ele olhava as águas fluíam da entrada até o altar e quando saia para fora formava um grande rio que purificava tudo por onde passava.

Hoje quando vamos para a casa do Senhor estas águas fluem da mesma maneira, espiritualmente falando, assim que entramos pela porta do Templo estas águas começam a fluir, quando olhamos para o altar as águas continuam fluindo, e em todas as direções que olhamos vemos Deus trabalhando na vida de muitos, os milagres vão acontecendo, vidas são salvas, vemos Deus agindo de uma forma poderosa, a unção de Deus é derramada na congregação e vidas são curadas, libertas e purificadas pela presença de Deus naquele lugar, mas tem mais.

Quando há um encontro real com o Senhor Jesus, mesmo quando vamos para os nossos lares, estas águas purificadoras nos acompanham e vai curando, transformando tudo ao nosso redor, por isso temos que nos alegrar como diz o Salmista: Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor ( Salmo 122:1).

E há uma promessa na Palavra do Senhor dita pelo próprio Jesus que diz: Quem crê em mim como diz as Escrituras, rios de agua viva correrão do seu ventre ( João 7:38 )...  Preste atenção no detalhe que o Senhor diz água viva e não águas vivas, sabe porque? Porque Ele representa esta água viva, na pessoa bendita do Espírito Santo que habita em nós. Então creia nesta promessa, e tome posse da Palavra.

No verso 3, o Senhor envia um anjo com um cordel de medir em sua mão e o Profeta pode presenciar algo grandioso, ele começou a caminhar e se aprofundar no rio que fluía do Templo do Senhor, como vemos abaixo houve algumas etapas:

a) Caminhou 500 metros "...águas que me davam pelos artelhos", v. 3.
 E o Espírito Santo me mostra que hoje simbolicamente falando é da mesma maneira, quando começamos a andar com Senhor, entramos neste rio, e estas águas nos artelhos simboliza o início da caminhada Cristã, aceitamos a Jesus e esta sede de Deus começa a aumentar e queremos mais, e nos aprofundamos mais em Deus ai partimos para o próximo passo.

b) Caminhou mais 500 metros "...águas que me davam pelos joelhos", v. 4. 
 Joelho representa claramente a oração, quando descobrimos que o Senhor é uma fonte que jorra para vida eterna, oramos, buscamos, clamamos, nos prostramos e dobramos os nossos joelhos e buscamos ao Senhor, e as nossa orações são respondidas, porque o Senhor nos enche com o Espírito Santo, só que queremos mais, esta vontade nunca pode acabar, afinal Jesus é uma fonte, precisamos partir para o próximo passo.

c) Caminhou mais 500 metros "...águas que me davam pelos lombos", v. 4.
O Profeta caminhou mais um pouco e as águas chegou até a sua cintura, que representa o serviço, a vontade de servir ao Senhor, de ser útil para sua obra, de ser um vaso de honra na casa do Senhor, de proclamar a Palavra, de ganhar almas, pois vale mais uma vida do que o mundo inteiro, é o momento de usar os Dons Espirituais que o Senhor já nos deu, momento de ajuntar tesouros nos céus, só que não podemos parar, temos que permanecer no primeiro amor, precisamos que a obra do Senhor seja avivada, então partimos para o próximo passo.

d) caminhou mais 500 metros "...mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau", v. 5.
Neste ponto o profeta chegou no limite, agora ele só podia atravessar a nado, esta parte do texto representa a plenitude, o momento que podemos falar como o Apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 " Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mais Cristo vive em mim". Momento em que a nossa entrega é total, totalmente rendidos ao Senhor, onde nos tornamos um vaso de barro para que a glória seja toda do Senhor, onde diminuímos para que Ele cresça mais e mais, glória a Deus.

Mas quando o Profeta volta para margem ele nota que tudo foi transformado por aquele rio, até mesmo o mar morto, que é o lugar mais baixo da terra, e um dos lugares mais sem vida também, onde a concentração de sal é 10 vezes maior que nos outros mares, onde os peixes morrem instantaneamente quando caiem nele, "teve vida em abundância", havia árvores com frutos e cheio de folhas, peixes em abundância, Deus não esqueceu até mesmo do sal que representa o sabor, o sabor de viver na presença do Senhor.

Assim será na sua vida também, creia, entre neste rio, se aprofunde nele, deixe o Senhor te conduzir para uma vida de vitórias.

Jesus te ama

Ev. Nei

55 comentários:

  1. Olá, Evangelista Claudinei, Graça e PAZ.....

    Parabéns pelo excelente texto, eu particularmente sou apaixonado por esta passagem, creio ter a mesma visão interpretativa que o amado teve, com respeito a obra regeneradora do Espírito Santo, o qual é a maior promessa de Deus para as nossas vidas neste tempo presente, mas, para usufrui-la é necessário termos uma vida separada do pecado e totalmente voltada para o Senhor, em fé e obediência a sua palavra.
    Obrigado per está nos seguindo, fique a vontade, nosso trabalho é muito simples, mas desejamos a sua opinião, seja concordando ou criticando, mas, por favor, o seu comentário é muito importante. Um grande abraço! Deus te abençoe....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pastor, eu também creio que sem santidade ninguem vera a Deus, seu Blog é muito edificante e com certeza estarei acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  3. a paz Do Senhor, que Deus possa proporsionsar a cada dia uma vontade de servi-lo cada vez melhor em nossas vidas. estou seguindo.
    abçs.
    www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Pr. Claudinei, esta passagem é muito interessante porque fala de intimidade c. o Senhor. De crescer, como disse Pedro, na graça e no conhecimento. Ezequiel , enquanto as águas no tornozelo poderia voltar, porém prosseguiu. Mas o mais interessante de tudo é que houve um momento em que não tinha mais como voltar. Está entregue à plenitude. É quando pode não haver mudanças, mas, sim, crescimento. Quando as águas estão nos joelhos a oração se torna parte fundamental. Muitos dizem que p. orar não é preciso necessariamente estar de joelhos. Sim. Mas só, quem se ajoelha está se comprometendo. Quando satanás pede que O Senhor Jesus se prostre diante de dele, estava pedindo comprometimento, no que o enhor respondeu: !adorar somente a Deus, e só a Ele prestar culto." Como fez também os três jovens hebreus na Babilônia. Pr. Claudinei, o rio é profundo, mas vamos em frente que a coroa de justiça nos aguarda. Do seu irmão pb. Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Presbítero, que mensagem tremenda que o Senhor colocou no seu coração... Que vivamos nesta plenitude sempre caminhando com o Senhor, comprometidos com Ele!!! Que o Senhor te abençoe grandemente.... Fica na Paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    2. Obrigada pela Palavra !!! Hj em minha igreja foi pregado Ezequiel 47 !! Foi muito esclarecedora aqui pra mim !!!

      Excluir
  5. Obrigada pela benção, precisava dessa palavra para hoje.Jesus continue abençoando

    ResponderExcluir
  6. Amém. Estava com esta passagem da biblia em meu coração há dias.. Hoje me ajoelhei para orar e foi tremendo. Glória a Deus. Mais oração, mais intimidade, mais comprometimento.
    Obrigada por esta palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Que você tenha cada vez mais intimidade com o Senhor através da oração, e que a Glória de Deus seja manifesta em tua vida!

      Excluir
  7. Pergunto: esses 2.000 metros(4000 côvados) nao poderiam ser 2000 anos pós Jesus(a fonte desse rio)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Samuel Oliveira, pensamento interessante, ainda mais conhecendo a Palavra, sabemos que o Senhor Jesus a mais de 2000 anos vem fazendo uma grande obra, através do Seu Sacrifício na Cruz do Calvário, uma obra de salvação, de amor, de resgate. Jesus pagou um alto preço para que hoje pudéssemos ter intimidade com Deus.
      Deus te abençoe grandemente!

      Excluir
  8. Paz do Senhor .
    Este texto de Ezequiel e tremendo,gostei muito da interpretaçao do Pastor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eli Rost, Deus te abençoe, e que o Espírito Santo continue falando contigo!

      Excluir
  9. paz, estamos na benção o Senhor é conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus irmão Maciel Araujo, amém! Com o Senhor Jesus ao nosso lado, somos mais que vencedores!

      Excluir
  10. profundo vo ussa esse texto pro meu sermão ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus te abençoe caro leitor, e que o Espírito Santo te use poderosamente na ministração da Palavra de Deus!

      Excluir
  11. Benção de Deus palavra maravilhosa... Deus nos deu essa passagem para ministrarmos no culto de jovens. Muito clara o interpretação e sabia a aplicação. Deus continue te honrar.

    Att: Evangelista Wérica Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Evangelista Wėrica, que o Espírito Santo continue falando contigo. E que através do seu ministério muitas vidas sejam alcançadas para o Reino de Deus.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  12. Irmão, Deus te abençoe e te conserve assim.A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  13. Que Palavra Maravilhosa!
    O Espírito Santo te conserve sempre assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristiano, fico feliz que está mensagem tenha falado contigo.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  14. REVERENDO Claudinei , DEUS PROSSIGA ABENÇOANDO o seu ministério e te usando para o louvor da glória DELE.
    Eu particularmente gosto muito desse texto , já tive a graça de Deus de poder falar sobre esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Jesus Cristo caro leitor!
      Obrigado pelas palavras...
      Que o Senhor nosso Deus continue te abençoando poderosamente, e que através da sua vida muitas vidas sejam alcançadas para Glória de Deus!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  15. GRAÇA e paz REVERENDO, DEUS PROSSIGA abençoando a sua vida e ministério , palavra tremenda e necessária para os nossos dias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Daniel Macedo.
      Obrigado por escrever e pelas palavras, verdade muito necessária!
      Que possamos cada dia mais anelar pela presença de Deus em nossas vidas.
      Deus te abençoe poderosamente!

      Excluir
  16. Graça e paz , amem palavra tremenda, me fez lembrar de novo q sempre tem um nível mais profundo com o Senhor e em qualquer nível q estiver seremos agraciado por Ele. Mais a palavra me lembro de eu ir mais profundo mais adiante. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz Dionatan, fico feliz que esta mensagem tenha falado contigo, o Senhor nosso Deus é Bom.
      E é verdade sempre podemos ter experiências com este Deus que é Poderoso e Santo.
      Que o Espírito Santo continue ministrando fortemente ao teu coração.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  17. Que bela explanação! Vai me ajudar no meio esboço de uma palavra que irei trazer à igreja. Como falou ao meu coração. Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã!
      Tenho certeza que a ministração foi uma benção.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  18. Olá, paz do Senhor Jesus
    Me ajudou muito a entender que nós precisamos cada dia buscar mais e mais a Deus para temos uma vida abençoada e cheia da presença de Deus em nossa vida.Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Eu penso de Deus uma palavra e veio essa hoje é não entendi e vir aqui na internet pesquisa e agora que entedi que Deus ele quer mais obrigada por explicar tao bem que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  20. Ameeei, essa explicação.
    Aprendi tudo 😍🙌🙏❤.
    Glória Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Passagem extraordinária maravilhosa

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso continui Deus te espera só que tenho dificuldades sobre Oriente norte direção do templo

    ResponderExcluir
  23. Estou fazendo estudo Bíblico, com minhas irmãs, somos católicas. Pois acreditamos na salvação pela graça de Deus , mediante a nossa fé. Estava procurando uma referência sobre esse texto de Exequiel , Foi bem esclaressedor de fácil compreensão. Deus lhe abençoe, continue Evangelizando.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

A cura da mulher encurvada (Lucas13:10-17)

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito...